Veja 5 dicas para escolher azeite de oliva

            O azeite de oliva é uma das gorduras queridinhas e indicadas para se usar na alimentação. Os benefícios passam pela regularização do colesterol e colaboração na saúde do coração e cérebro. E na hora de escolher qual produto comprar, vale prestar atenção em alguns pontos, garantindo o melhor proveito do produto.

            Antes, para situar, fica a lembrança de que ele é obtido pelo processamento da azeitona. Para preservar suas propriedades benéficas e qualidade, deve seguir exigências tanto no processo de fabricação quanto de comercialização. São extraídos da oliveira com controle de temperatura, e na sequência são lavados, centrifugados, decantados e filtrados. A versão extra virgem vem da primeira prensagem a frio e é o mais saudável, porque conserva nutrientes e antioxidantes (e também é mais aromático!).

            Veja 5 dicas para escolher:

1 – Certifique-se de que o produto é 100% oliva. Às vezes, nas letras miúdas, você descobre que junto do azeite de oliva estão misturados outros tipos de óleos vegetais. Estes compostos são feitos para baratear o custo do produto, mas, ao mesmo tempo, interferem na pureza e qualidade nutricional de quem compra.

2 – Confira o grau de acidez. E para isso não tem jeito, precisamos ler a tabela nutricional ou o rótulo. É lá que você descobre a acidez. O ideal é optar por produtos que tenham até 0,8%. Quanto menor, melhor, porque é um indicativo de pureza.

3 – Olhe a data de envase. Quanto mais novo for o azeite, a tendência é que suas propriedades estejam preservadas. Por isso, observe a data de envase e prefira os que ainda não completaram 6 meses.

4 – Prefira embalagens escuras. Especialmente as de vidro colorido, já que cores escuras evitam processos de perda nutricional, através da conservação adequada do azeite longe da iluminação.

5 – Na prateleira, prefira as garrafas do fundo. Exposição à luz e sol pode oxidar as gorduras monoinsaturadas, como é o caso do azeite de oliva. Por isso, dentro do mercado, opte pelas unidades do fundo da prateleira, que tendem a estar armazenados longe destes dois fatores.