Postura no celular: cuidado evita dores e problemas na coluna

Quem se identifica com a cena de pegar o celular na mão para ver uma coisinha e, quando vê, se passou uma hora? Ou quem convive com crianças e adolescentes e acompanha as horas e horas que ficam utilizando o aparelho… E isso tudo com a clássica pose de cabeça abaixada, para conferir a tela, em uma postura nada favorável para a coluna.

Em uma situação de uso do celular baixo e com a cabeça curvada, somente no pescoço (junto com a ação da força da gravidade) são até 30 kg forçando esta cabeça. “Com isso, sobrecarregamos a cervical. O tempo prolongado, na mesma posição, acaba utilizando uma musculatura que não tem capacidade de manutenção, o que gera dor”, explica a fisioterapeuta Jéssica Vanat. 

Esta postura inadequada em usos prolongados de celulares – e outros dispositivos móveis – pode comprometer a coluna vertebral. E a consequência são dores na nuca, ombros, dorso, dores de cabeça e mesmo desvios posturais. 

Como o celular faz parte do nosso dia a dia, a solução é colocar atenção durante o uso. A dica principal é procurar manter as telas na altura dos olhos, com a cabeça centrada e alinhada com os ombros. E quando estiver sentado, a sugestão é apoiar os cotovelos para deixar o dispositivo na altura certa em frente ao rosto – isso ajuda a manter a posição por mais tempo. Pra completar, inclua intervalos de alongamentos a cada 20 a 30 minutos.

Fonte: Jéssica Vanat, fisioterapeuta