Podologia geriátrica: conheça esta especialidade que cuida dos pés dos idosos

Uma carga acentuada nos pés e pernas, junto com uma vida de cortes errados e doenças associadas podem ser motivos para que o idoso procure um podólogo especializado na terceira idade. A podologia geriátrica está atenta as mudanças corporais decorrentes da idade, promovendo saúde integral e qualidade de vida.

            De modo amplo, o podólogo é responsável pela saúde geral dos membros inferiores e unhas, com análise de fungos, pisadas, processos inflamatórios, bactérias, componentes genéticos, distrofias musculares, dermatites, calosidades e inchaços. Mas quando falamos em idosos, a análise aprofunda outros aspectos.

            Primeiro, porque a pessoa,  em geral, carrega maus hábitos acumulados da vida e precisa aprender a manutenção correta de suas unhas e indicação de sapatos que promovam conforto. Depois, o profissional vai se debruçar nos medicamentos que a pessoa faz uso, doenças pré-existentes e como podem impactar esta região, como por exemplo inchaços e dores.

            “Uma das dificuldades ao tratar idosos está em entender o que é normal da própria idade e doenças associadas, do que são patologias. Por isso a avaliação detalhada se torna ainda mais importante e mostra como conduzir cada caso”, reflete a podóloga Jo Mendes. O foco é preventivo e para amenizar limitações funcionais, que são causadas ou agravadas pelo processo de envelhecimento. 

Um bom exemplo de prevenção está nas pessoas com diabetes, que tem como um dos possíveis problemas infecções e dificuldade na circulação do sangue nos membros inferiores.

Algumas condições são mais comuns com o envelhecimento, como calos e joanetes. Nesta faixa etária o podólogo também trabalha drenagem e desintoxicação do ambiente e do organismo, visando desobstruir artérias e amenizando dores musculares.

            Outra demanda aparece quando a própria pessoa já não consegue fazer a manutenção de suas unhas. Aí entra a figura de um familiar ou cuidador, quando possível, ou um profissional.

Fonte: Jo Mendes, podóloga afiliada a Associação Brasileira de Podologia