Versátil, consumo de mel agrega propriedades antioxidantes ao organismo
Produzido pelas abelhas, docinho e cheio de propriedades. O mel é um produto versátil, acessível e que traz consigo benefícios para a saúde. Usado com parcimônia traz variedade a mesa e pode ser um substituto inteligente para preparos doces.
O mel é formado basicamente por água e açúcar (principalmente glicose e frutose), com composição 25% mais doce que o açúcar de mesa. Seu sabor e cor varia a partir do néctar de quais flores foi produzido, o que também confere características únicas ao produto produzido por cada colmeia. Na hora da escolha, em termos de saúde, sempre opte pelo mel puro (sem aditivos).
Por sua composição, é uma boa fonte de energia, o que também o torna bastante calórico. Pela Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 15g (uma colher de sopa) tem aproximadamente 206 calorias. Como a ingestão diária de açúcar deve ser controlada, é importante a moderação no consumo, com indicação de não passar de uma colher diária. E na hora de escolher entre o uso do mel e do açúcar, uma vantagem que tem é por ser um produto puro, sem processamento e que traz consigo nutrientes.
É formado por minerais (como cálcio, potássio e zinco) e vitaminas, mas é conhecido mesmo pelos flavonoides, que fazem as vezes de antioxidantes ao organismo. Seus benefícios reconhecidos vão desde a saúde do coração, até melhora de problemas do estômago, intestinos, para digestão e resfriados. Em geral, é indicado o seu uso junto de hábitos saudáveis alimentares. Uma ressalva é de que não deve ser consumido por crianças menores de 1 ano, pela possibilidade da presença da bactéria que causa o botulismo infantil.