Para proteger a pele da exposição prolongada ao sol, protetor solar é aliado; entenda como utilizá-lo

            O sol é amigo da saúde. Mas com exposição moderada! Quando falamos de ficar muito tempo e em horários de maior radiação solar, entre outros cuidados, a figura do protetor solar entra em cena. E apesar de bem conhecido, nem todo mundo adota o hábito.

 Principalmente no verão, o seu uso previne o envelhecimento precoce da pele – assim como rugas, manchas e flacidez -, evita as queimaduras e outras doenças, notoriamente o câncer de pele. E é por isso que mesmo peles morenas precisam sim de proteção. Além do próprio sol, o protetor protege contra a luz emitida pelas lâmpadas, celulares e televisores.

            A exposição solar tem efeito cumulativo. Então, a queimadura que acontece hoje, num dia de praia, pode revelar seus sinais lá na frente. Para uma pele saudável, não tem jeito: o protetor solar precisa ser parceiro diariamente, em todas as estações. Desde a criança até o idoso.       

            Vale a ressalva de que, ainda que proteja nossa pele, o uso do protetor solar diminui a capacidade de produção de Vitamina D. Então o conselho é lembrar de tomar sol por cerca de 15 minutos diários, sem o seu uso.

            Como utilizar

            Em um país de clima tropical, como o Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o fator mínimo de proteção solar (FPS) o 30, escolhendo produtos que protejam contra as radiações UVA e UVB. Apesar da indicação geral, o dermatologista pode recomendar outros FPS, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

            O ideal é o uso diário do produto – mesmo naqueles dias que você só vai ficar em casa, de tempo nublado ou chuvoso. No caso em que acontece exposição, deve ser aplicado com 30 minutos de antecedência. E não adianta passar uma única vez e achar que está tudo certo! A reaplicação deve acontecer de 3 em 3 horas.

Quando de situações específicas (como grande volume de transpiração ou após sair da água), reajustando para menor intervalo, conforme necessidade. E, ainda, nos casos em que você sabe que vai ficar longo período, é importante aliar o seu uso junto com outros artifícios, no estilo de óculos, chapéus e mangas compridas.  

            Outro cuidado é na quantidade utilizada. A SBD indica 1 colher de chá para: rosto, pescoço e cabeça; 2 para o tronco; 1 para cada braço e 2 para cada perna. E todo este protetor solar precisar ser espalhado uniformemente, garantindo a proteção de cada cantinho.

            Quanto às diferentes variedades, você pode escolher a mais conveniente para sua realidade (e tipo de pele). No mercado estão disponíveis em creme, gel, loção e spray, além de versões próprias para o rosto.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia