Intolerância x Alergia alimentar: conheça o que é cada um

Cada vez mais se ouve falar sobre alimentos com glúten ou lactose que fazem mal a determinadas pessoas. Mas, enquanto para algumas os sintomas são sutis e não trazem maiores incômodos, para outras significa tratamento hospitalar. E isto acontece porque existem coisas distintas, que são as alergias e as intolerâncias.

A alergia é uma reação do sistema imunológico contra proteínas presentes no alimento. É o seu organismo detectando o alimento como um corpo estranho e produzindo anticorpos. Entre os alimentos que aparecem com frequência causando alergias temos o leite, ovos, soja, trigo, amendoim, crustáceos, castanhas e peixes.

Algumas das reações comuns são urticária, dor de cabeça, vermelhidão na pele, diarreias, vômitos e inchaços. Situações mais graves podem até mesmo levar a inchaços que impedem a respiração. Em geral, a solução é cortar do cardápio os alimentos que provocam a alergia e, a depender do caso e com acompanhamento médico, há a indicação de medicamentos. O diagnóstico é feito através de exame de sangue específico.

Quando pensamos em intolerância estamos falando da dificuldade do corpo em processar algum nutriente, em geral ligado à falta de alguma enzima responsável pela digestão. Entre os sintomas comuns estão os gases, cólicas, inchaços e diarreia. Sem muito segredo, o tratamento é reduzir no cardápio os alimentos que geram o mal estar, que pode ser diagnosticado por exame ou por observação (conduzida por profissional qualificado, quando vão sendo testados alimentos e quantidades).

É verdade que os sintomas podem ser parecidos e, que, os mesmos alimentos tem a capacidade de provocar ambas as reações, mas, as causas são diferentes. De modo geral, as intolerâncias são mais  frequentes do que alergias, com sintomas mais amenos e que aumentam conforme a quantidade ingerida do alimento.