Mastigação: entenda porquê ela é tão importante para a boa digestão

O começo da digestão começa na boca. E como anda a sua mastigação? Fazê-la do modo correto pode evitar desconfortos como gases, queimação, azia, arrotos, enjoos, problemas bucais e mesmo a má absorção de nutrientes pelo organismo. E, por isso, vale a pena dar atenção ao ato.

            É na mastigação que todos os alimentos são quebrados em pedaços menores e triturados, para enfim serem engolidos e facilitarem a digestão. E com esta consistência, vão ser expostas ao suco gástrico e enzimas, que serão responsáveis por digerir e absorver cada nutriente. Como ato mecânico, ativa a produção das enzimas da saliva, que vão ajudar na quebra de carboidratos e gorduras.

E é também com o mastigar que mandamos a mensagem para o nosso sistema digestivo de que tem comida chegando, o que o coloca no modo de preparo para recebê-la. Além de que, mastigando corretamente, tendemos a sentir melhor o sabor dos alimentos.

            Ainda na etapa da digestão, quem já ouviu a máxima de que a conexão entre comer e nosso cérebro entender que está satisfeito pode demorar um pouco? Pois bem, assim que a boca começa o processo de mastigação, os sinais são enviados para ele, que gradualmente entende que estamos saciados. E essa etapa é favorecida quando levamos o tempo adequado para mastigar os alimentos (20 a 30 minutos), dando tempo para que sentimos a sensação de saciedade.

            Se você tem dificuldade em se demorar nas garfadas, por aplicar algumas dicas. A primeira é prestar atenção na hora da refeição (diminuindo distrações como celulares e televisores, por exemplo), para conseguir controlar a velocidade da alimentação. Para isso também é importante deixar um tempo reservado para realizar a refeição.

Descansar os talheres enquanto mastiga faz com que o processo se alongue; Procure mastigar 25 vezes cada porção antes de engolir (dependendo da textura do alimento, este número pode variar), e prefira pequenas quantidades por vez; Dar pequenas pausas entre cada garfada; Se você é daqueles que quando está com fome sai devorando tudo que vê pela frente, evite esta sensação que induz a menos mastigações.