Calistenia: trabalho de força e resistência usando apenas peso corporal

            Quando pensa em praticar exercícios de força o que vem à sua cabeça é imediatamente as academias? Mas elas não são a única opção. O treino de calistenia utiliza como base apenas o seu peso corporal, e com isso consegue malhar braços, costas, pernas, abdômen, peito e ombros, tudo ao mesmo tempo.

            O nome pode parecer estranho, mas o conceito é simples. É usar o próprio corpo para trabalhar força e resistência. Ou seja: sem pesos, anilhas, barras, halteres, bands e aparelhos. É você com você mesmo, e com mais liberdade de onde executar a atividade. Que tal experimentar lugares como parques, praças, quadras e até o quintal de casa?

Como prática, também favorece a mobilidade, equilíbrio e flexibilidade. Ainda que possa ser um treino isolado, a técnica acaba integrando outras modalidades esportivas  – como treinamento funcional e crossfit, por exemplo. Outros benefícios são melhorar a consciência corporal, aumento de massa muscular, gasto calórico e ativar o metabolismo.

            Conhecendo alguns movimentos      

            Dentre os mais conhecidos, está o agachamento. Que pode ser executado em diferentes variações, mas consiste em deixar os pés na largura dos ombros e agachar até cerca de 90º, voltar a posição original e repetir. Toda a região de pernas e glúteos agradece. Outra postura é a prancha, em que a pessoa apoia o peso do corpo nos braços (deitado) e pés, mantendo o corpo reto e contraindo o abdome.

            A flexão (que envolve peito, ombros, tríceps e abdome), em sua versão simples, é realizada com as mãos e pés apoiados no chão, corpo reto, e flexionando os braços. Já a cadeirinha na parede, como o nome sugere, deve ficar como se estivesse “sentado” na parede, com as costas, ombros e bumbum encostados nela e com as pernas flexionadas à sua frente, como se de fato tivesse uma cadeira invisível.

Conforme se avança, os movimentos e repetições podem ser adaptados ao nível de aptidão física. É um nível progressivo de dificuldade. Fica a ressalva que o acompanhamento e direcionamento de um profissional capacitado garante a realização correta dos exercícios, treinos adequados às suas necessidades e objetivos. E, que mesmo podendo ser praticado por todas as idades, é importante a liberação médica antes do início.