Cabelos brancos fazem parte do envelhecimento do organismo

O envelhecimento atinge todo o organismo. Com o cabelo não podia ser diferente. Um dos sinais da ação do tempo são os cabelos brancos – a canície – , que podem começar a aparecer a partir dos 30 anos.

            Na prática, cabelos brancos são todos os que existem. Sabe por quê? Na sua origem, todos os fios tem esta cor, e a melanina que produz o pigmento no bulbo capilar dão os demais tons: castanhos, ruivos, loiros e pretos, em suas diversas tonalidades. Quando começam a aparecerem, é sinal de que os melanócitos – que são as células que cuidam desta produção – começaram a perder sua capacidade. E a partir desta perda progressiva de atividade os grisalhos vão aparecendo.   

No entanto, enquanto alguns começam a branquear a cabeça mais jovens, para outros o processo chega mais tarde. Fatores que influenciam são a genética familiar e a raça – no caso, sendo mais comum em caucasianos. Outros elementos que podem acelerar o processo são exposição à poluição e ao sol, consumo de álcool, cigarro, má alimentação e estresse. Este último acontece em função do cortisol liberado e que leva a uma inflamação, que resulta em estresse oxidativo e morte dos melanócitos.

Estima-se que entre 6 a 23% das pessoas do Mundo vai ter metade dos cabelos brancos até os 50 anos. Você pode ser sorteado para ter mais cedo ou em menor quantidade. Mas, sendo um processo natural do organismo, não pode ser parado. Os fatores modificáveis podem ser evitados e, para aqueles que desejam cobrir os branco, existem diferentes tipos de tinturas.