Força e movimento: exercícios aeróbicos e anaeróbicos trazem benefícios para a rotina

Uma vida com mais qualidade de vida, bem-estar e saúde passa pela prática da atividade física. E isso já não é segredo para ninguém! Mas o tipo de exercício e frequência também são importantes. A depender do objetivo, você precisa inserir mais atividades aeróbicas ou anaeróbicas.

O ideal é a junção de ambos os tipos de exercícios. De modo geral, na primeira situação o oxigênio é a fonte para produção de energia dos músculos, e na segunda, o uso são dos carboidratos, proteínas e outros nutrientes. A diferença entre um e outro está na intensidade.

A expressão aeróbico é mais conhecida e são aqueles exercícios que usam diversos grupos musculares ao mesmo tempo, tem maior duração e aumentam a capacidade cardíaca e pulmonar. São os clássicos como corrida, subir e descer escadas, ciclismo e dançar.

Este grupo é responsável por benefícios como melhora da circulação sanguínea, resistência e aumento do músculo cardíaco. Ainda, ajudam na redução e controle do peso e pressão arterial.

Já os anaeróbicos são de alta intensidade e curta duração. Usam hidratos de carbono do corpo para a produção de energia. São o foco das pessoas que visam ganho muscular, ainda que também auxiliem na perda de peso. Bons exemplos são a musculação, pilates e exercícios de velocidade.

Como benefícios, está o fortalecimento muscular e ósseo, melhora do metabolismo, imunidade e resistência. Cada um deles cumpre uma função, e, por isso, devem estar inseridos conforme a necessidade individual.