Farmácia de manipulação: o que ela oferece e quando é uma boa procurá-la
É de praxe, quando passamos momentos de dor, procedimentos ou desequilíbrios, precisarmos de remédios. E se uma das opções é procurar uma farmácia convencional ou drogaria, a depender da indicação do profissional da saúde, pode ser que você precise de uma farmácia de manipulação.
Seguindo receitas prescritas, o farmacêutico consegue preparar um produto personalizado para cada cliente. E esta é a grande diferença. Enquanto medicamentos fabricados comercialmente seguem uma fórmula única, estes locais conseguem atender as necessidades momentâneas do indivíduo, proporcionando mais precisão.
É possível manipularmos dermocosméticos, suplementos, compostos de vários ativos juntos e mesmo opções que não são produzidos pela indústria. Outra característica importante é conseguir mudar a forma de apresentação dos medicamentos, como de creme para gel ou comprimido para cápsula. Vai que você prefere um ao outro, não é?
Para garantir a qualidade e eficácia dos produtos, estes locais precisam ter cuidado com suas instalações, profissionais e matéria-prima. Fica a ressalva de que os laboratórios seguem normas de Boas Práticas de Manipulação, indicadas pela ANVISA.
Entenda as principais diferenças e benefícios
Medicamentos prontos seguem parâmetros estabelecidos, como concentração de princípios ativos, quantidade e forma (comprimido, líquido, cápsulas…). As farmácias de manipulação consegue atender necessidades como não ter corante, cápsulas de determinado material, sem insumos que gerem reações adversas para aquela pessoa (como o glúten) e até mesmo preferências, como pessoas que aderem melhor ao formato líquido ante comprimidos.
As composições podem ter um ou vários princípios ativos. A concentração também pode ser ajustada. Pense em uma criança, que talvez precise de doses bem pequenas, por exemplo. Ou seja, consegue atender as necessidades personalizadas, inclusive porcionando quantidades, evitando sobras ao final do tratamento.
Outro ponto positivo é a possibilidade de associar ativos diferentes na mesma fórmula. Sabe aquilo de você olhar uma estante cheia de remédios e se assustar? Esta é uma das maneiras para diminuir o efeito psicológico e a dificuldade de ingestão muitas unidades ao dia, o que pode facilitar ao paciente aderir ao tratamento.