Exame de sangue é corriqueiro e auxilia em diagnósticos

Em visitas regulares ao médico, investigações ou em casos de doenças, os exames de sangue fazem parte da rotina. E, se fazem parte da rotina, é por quê são uma boa ferramenta para auxiliar em diagnósticos, detectar doenças comuns, alterações e ver como anda o seu corpo.

A coleta é feita por punção venosa, quando uma agulha é colocada em uma veia para a retirada, com o braço esticado. Em geral, é um procedimento rápido, que gera ligeira dor da picada e incômodo. Para facilitar a localização da veia, é colocado um elástico no braço do paciente.

Ainda que seja algo comum, darmos atenção ao sangue é importante para a saúde, já que o líquido atua em diversas funções vitais – especialmente levando oxigênio e nutrientes por todo nosso corpo, hormônios, atuando junto com o rim e muito mais. A quantidade retirada varia conforme o número de exames a serem realizados. Os tubos com a amostra são identificados e seguem para o laboratório realizar as análises.

            O sangue é composto pelo plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os resultados vão indicar como está seu organismo, além de valores de referência quanto a cada um destes componentes. Porém, como cada organismo é único, a interpretação deve ser feito pelo seu médico/profissional de confiança, que pode te explicar e indicar o que representam.

            Existem vários tipos de exame de sangue e o hemograma é um dos mais solicitados,  avaliando os glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas do sangue. Observando características e quantidades presentes é possível ver indicação de infecções, inflamações e excessos e deficiências.       É um daqueles exames básicos que mostram o panorama geral, inclusive bastante solicitado em consultas de rotina e preventivas.

Outros exames comuns são os que aferem colesterol, triglicerídeos, glicemia, ácido úrico, ureia, creatinina e PSA. Cada um tem uma função e avalia o funcionamento de órgãos e glândulas em diferentes perspectivas. Nos casos em que o profissional que analisa os resultados e entende a necessidade, pode solicitar outros exames.