Climatério ou menopausa: você sabe o que são e a diferença?

            Tem umas situações que são bem características do que reconhecemos como menopausa. Os fogachos são os mais lembrados, com calorões que vem e vão do nada, levando as mulheres a situações desconfortáveis. Mas e se a gente te disser que isso não é menopausa?

            Na verdade, o período de transição entre a plena vida reprodutiva da mulher e o seu fim é chamado de climatério. Neste período acontece a redução da produção hormonal, que leva a uma série de efeitos, como ondas de calor repentinas; ciclo menstrual irregular; suores noturnos; alterações de humor; diminuição da libido; coceira e secura vaginal; perda da elasticidade da pele; e insônia.

            Este processo costuma iniciar por volta dos 45 anos, mas varia conforme cada mulher. E ele segue até que a última menstruação. Para saber se você está passando por isso e maneiras de como diminuir os efeitos adversos – que afetam a qualidade de vida -, o ideal é procurar seu ginecologista de confiança.

            Mas, e afinal, se tudo isso é climatério, o que é a menopausa? A menopausa é o que vem depois, quando enfim os ciclos menstruais não acontecem mais, por no mínimo 12 meses. Nada mais é do que a última menstruação, que marca o fim do período fértil daquela mulher.