Alongamento: entenda por quê você deveria fazer todo dia

Depois de acordar ou de ficar muito tempo em uma mesma posição, a gente dá aquela espichada… Ou na sequência da prática física. Alongar o corpo traz sensação de relaxamento, aumenta a amplitude dos movimentos, equilíbrio, melhora a postura e mantém músculos flexíveis.  

                Como o nome sugere, o alongamento são exercícios em que permanecemos por certo tempo numa postura, com o intuito de estender o músculo. O principal benefício de alongar-se regularmente é justamente a melhora da flexibilidade. Não no sentido de sair por aí fazendo abertura total das pernas e sim da promoção de uma vida saudável. Praticando frequentemente, o ato facilita a execução das atividades diárias – além de impactar positivamente na performance do exercício físico.

Por atividade diária entenda-se: o alongamento te ajuda nas caminhadas, elevação dos braços, virar a cabeça, evita quedas, entre outros. Ele também te ajuda no combate contra dores no pescoço, nas costas, lombar e nas pernas. Outro ponto de destaque é que tendemos a diminuir nossa flexibilidade com o envelhecimento, e a prática ajuda a mantermos a habilidade.

                Os alongamentos devem ser realizados por todas as faixas etárias, sem contraindicação. O que varia é a intensidade e complexidade dos exercícios, se adaptando conforme necessidade e situação. O interessante é que você pode começar hoje mesmo, na sua casa e com exercícios simples.

                Eles podem ser estáticos (sem movimento), que são os clássicos em que você permanece em uma posição por certo tempo (como 30 segundos), com uma área estendida. Dinâmicos, com movimentos moderados e ritmados, envolvendo diversos músculos e articulações ao mesmo tempo. Passivo, com auxílio de equipamentos (como bolas e faixas elásticas) ou outra pessoa para controle de força aplicada.