Dor muscular depois do exercício: porque ela aparece e, será que é normal?

                Tem gente que só em pensar em fazer exercício físico já pensa na dor muscular posterior. Sabe, músculos doloridos, que te lembram o dia inteiro que você fez um esforço… E, em geral, são mais comuns quando começamos a prática física ou tem mudanças na intensidade e movimentos, no processo de adaptação do organismo.

                Nestes casos, a sensação de músculos com dor é normal. Na realidade, é um sinal do nosso próprio corpo avisando que já está exausto e que chegou a hora de descanso para recuperação. Pensando na fisiologia, é o resultado da inflamação muscular – uma delas sendo o ácido lático, que passa esta informação em formato de dor.

                A intensidade do incômodo tende a variar conforme a intensidade da atividade física praticada. No caso de alta intensidade, o músculo naturalmente se desgasta, ocasionalmente um processo de microrrupturas nas fibras, que estão relacionadas ao fortalecimento muscular e também a dor muscular tardia. Por isso senti-la não é exatamente ruim, e nos casos de busca de hipertrofia, pode ser comum.

No período de adaptação à prática de atividade física, apresentar graus de dor muscular é relativamente normal. Mas não se desespere, com o tempo elas tendem a diminuírem. E os músculos vão gradativamente se acostumando, atenuando o incômodo.

                Depois de 2 a 3 dias, a dor tende a regredir. O alerta só acende quando o incômodo passa do aceitável – tanto em quantidade de dor quanto na duração – casos em que o indicado é buscar acompanhamento médico profissional para investigação.