Xixi no frio: a vontade aparece antes e não é sua impressão! Saiba por que isso acontece
Com o tempo frio, quem é daqueles adia o xixi por preguiça por sair debaixo das cobertas? Mas, percebeu que a vontade de ir ao banheiro aumentou, te fazendo sair do quentinho ainda mais cedo? Você não é o único e isso tem um por quê.
Essa percepção passa por uma análise individual. Afinal, a quantidade que você urina depende de quanto líquido ingere ao longo do dia, medicamentos que faz uso, quanto transpira e mesmo o tipo de bebida consumida. Mas dá para adiantar que é normal e acontece com bastante gente.
Com exceção dos casos em que há uma doença instalada, a explicação do fenômeno passa – adivinhe – justamente na temperatura do ambiente. Com o frio, os vasos sanguíneos de contraem para que a pressão suba, garantindo o aporte de sangue para os órgãos vitais. Este aumento faz com que o rim elimine líquidos desnecessários.
E daí é ação em cadeia: com menos retenção de líquido e menos suor, a liberação dos líquidos aumenta pela urina. E está tudo bem! Se esse for seu caso, não há preocupação e nem precisa aumentar ou diminuir a ingestão de líquidos. Para amenizar, é possível aquecer o ambiente e diminuir a ingestão de bebidas diuréticas.
Em média, a bexiga pode acumular entre 300 e 500 mililitros de urina. Como dicas para a boa saúde dela, vale a lembrança de tomar a quantidade indicada de água para o seu organismo; procurar urinar quando a bexiga estiver cheia; e, quando estiver no banheiro, esvaziar completamente o órgão.