Saúde do coração: conheça 6 alimentos para incluir na sua alimentação

A saúde do seu coração está em dia? Pois saiba que os alimentos que você elege para se alimentar podem ser amigos, garantindo o pleno funcionamento do órgão. Boas escolhas são aliadas para garantir benefícios, que diminuem risco de doenças como pressão alta, AVC e infarto.

E vale o lembrete: segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas. E tem mais, pesquisas apontam que 30%  destas doenças podem ser reduzidas com modificação no estilo de vida. Ou seja, começar a pensar na prevenção – o que inclui uma alimentação balanceada – é fundamental para não fazer parte destes números.

Na parte alimentar, escolhas in natura e equilíbrio são a chave. Mas, se cada alimento tem sua composição nutricional,  alguns deles são especialmente indicados. Em geral, os produtos que fazem bem para o coração são livres de gorduras ruins e ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas.

Conheça 6 alimentos para incluir na dieta e que colaboram para a saúde do órgão:

1 – Aveia

            De fácil acesso e comum nos mercados, a aveia é uma importante aliada. Ajuda a diminuir níveis de colesterol sanguíneo, controlar o açúcar no sangue e a digestão das gorduras. Ela é encontrada em flocos, farelo ou farinha, possibilitando variedade nos preparos: pode ser na massa do pão, por cima de frutas, iogurte ou bolo, por exemplo.

2 – Azeite de oliva

            Outro bom aliado é o azeite de oliva, que tem grandes quantidades de ômega 9, que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos e ainda aumenta os níveis de colesterol bom. Também, previne a formação de coágulos e placas nas paredes das artérias. Como indicação, a melhor variedade é o Extra Virgem e, fica a ressalva: para garantir os benefícios, não pode esquentar, ok?

3 – Linhaça

            Esta sementinha é rica em fibras, vitamina E e ômega-3, que colabora para reduzir o colesterol, melhorar a circulação sanguínea e diminuir a inflamação. É encontrada como óleo, farinha e sementes.

4 – Tomate

            Este é um coringa na cozinha, não é? Em saladas, cozidos, molhos, está presente em gande parte dos lares brasileiros. Ele está nesta lista pelo licopeno, que é um antioxidante que melhora a circulação.

5 – Peixes de água fria

            Atum, sardinha e salmão, por exemplo, são boas opções de peixes, ricos em ômega-3. De modo geral, reduzem a inflamação do organismo como um todo, são bons para a pressão sanguínea e na prevenção da aterosclerose.

6 – Abacate

            Esta fruta tem um tipo de gordura muito boa para o organismo, que é o ômega 9, além de várias vitaminas do complexo B. Isto faz com que seja bom em diminuir o risco de formação de coágulos, logo, de entupimento de artérias. Geralmente ele é grande para ser comido todo em uma única porção, mas daí já fica o convite para dividi-lo com alguém!