Probióticos: conheça a função dos alimentos com bactérias amigas do organismo
Quem diria: as bactérias são nossas amigas. E uma grande quantidade delas vive no nosso intestino – tipo assim, na casa de trilhões delas – que, quando bem equilibradas, trazem benefícios para a saúde. Uma das maneiras de buscar este equilíbrio é com o consumo de probióticos. O nome pode ser estranho, mas estão presentes em alimentos bem conhecidos do nosso dia a dia.
Chega nesta parte e já está todo mundo se perguntando: afinal, onde encontro probióticos? Talvez um dos exemplos mais conhecidos seja o leite fermentado, com os tais ‘lactobacilos vivos’. Outras opções são o iogurte, kefir, picles, coalhada e a kombucha.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), probióticos são microrganismos vivos, que quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde. Podem ser de diversas espécies, encontrados tanto em forma de suplementos quanto em alimentos. Eles atuam estimulando a proliferação dos microrganismos bons e amenizando a atuação dos nocivos.
Para entender –> Nossa microbiota intestinal é formada de seres – dentre eles as bactérias – que não só ajudam na digestão alimentar, mas também impactam na absorção de nutrientes e mesmo na produção de hormônios. E, para cada um, esta microbiota é única! O uso de probióticos pode colaborar para manter a harmonia de toda esta turminha que vive e trabalha no seu intestino.
Na parte positiva de seu consumo, se destaca o fortalecimento do sistema imunológico, além de contribuírem em situações que podem levar ao desequilibrio intestinal, que é o caso de diarreias, estresse, alergias, doenças antiinflamatórias e uso de antibióticos. De modo geral, nosso intestino como um todo se sente melhor com o uso de probióticos, colaborando na melhora de diversos distúrbios.
Além disso, protegem contra infecções respiratórias, melhoram a saúde mental e tem impacto positivo na saúde do coração. Se, por um lado, consumir alimentos probióticos – dentro de um contexto de alimentação saudável e balanceada – reflita em benefícios, qualquer tipo de suplementação (aqueles que você encontra na farmácia) precisa ser feita através de indicação profissional (já que cada um tem suas restrições e uso recomendado).