Insira Kombucha na sua rotina; o probiótico reflete na saúde do intestino e é fácil de fazer em casa

Um produto, que se você perguntar para sua avó, pode ser que ela conheça e chame de bichinhos, por exemplo. O Kombucha é uma bebida feita a partir de uma colônia de bactérias, que quando manipuladas de determinada maneira, produzem um líquido que, se ingerido regularmente, traz muitos benefícios na nossa saúde. No fim das contas, são bichinhos mesmo!

Assim outros saberem praticados antigamente e repassadas de pai para filho, o tempo e estudo mostraram que o Kombucha é uma opção de alimento que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. Por ter menos conservantes, ser mais natural e de fácil acesso, é um probiótico que tem sido uma escolha frequente entre as pessoas que procuram cuidar de sua saúde e ter um estilo de vida saudável.

É uma bebida fermentada e feita a partir de um chá (em geral, o preto ou o verde), que é adoçado e depois fermentado por leveduras e bactérias benéficas à saúde. O açúcar deve ser presença garantida, pois é dele que as bactérias se “alimentam”. No fim, o produto parece com uma água com gás e que pode ser saborizada, agradando aos diferentes paladares. Em geral, o conselho é o consumo diário, em pequenas quantidades.

É possível compra-lo pronto e também prepara-lo em casa. A versão pronta é facilmente encontrada em mercados, casas de produtos naturais, lojas de nutrição e afins. Para o preparo em casa é necessário o scoby (que é a bolacha com os fungos e bactérias). O passo a passo é parecido com o do iogurte de Kefir. Além dos ingredientes básicos, é possível adicionar ervas e diferentes insumos, como chá de hibisco, chá mate, gengibre e frutas – maracujá, uva, limão, morango e manga, por exemplo.

Para garantir os benefícios, é importante ter acesso a um scoby de fonte confiável. Além de serem comprados, você pode recebê-los como doação – afinal, a cada nova fermentação, um novo Skoby é formado, o que facilita com que os consumidores a compartilhem.