Diminua a quantidade de açúcar: comece hoje mesmo aplicando estas 5 dicas

Um docinho vai bem, não é? Você pode ser do time que adora o café adoçado, uma geleia no pãozinho francês, ou, quem sabe, não dispensa a sobremesa depois do almoço. Mas saiba que diminuir a ingestão de açúcar é necessário e faz bem para a saúde. Mas não precisa ser tão sofrido!

Segundo o Ministério da Saúde, hoje os brasileiros consomem cerca de 50% a mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de no máximo 10% das calorias diárias ingeridas. Em números, a média do Brasil seria de 80 gramas.

Além da quantidade que adicionamos nos preparos, existe muito açúcar escondido nos rótulos dos produtos industrializados, o que faz com que nem sempre seja perceptível toda esta quantidade. A depender do produto, uma única escolha pode conter sozinha mais do que a quantidade recomendada para todo o dia!

E isto reflete na nossa saúde. Diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo, são doenças impactadas pelo alto consumo.  E muito cuidado: ainda que existam diferentes tipos de açúcar – que podem ser mais ou menos prejudiciais – o ideal é o consumo com moderação.

            Comece a aplicar hoje mesmo estas 5 dicas:

1º Reduza aos poucos. A quantidade consumida por você foi estabelecida ao longo do anos. Radicalizar e cortar bruscamente a substância pode ser uma via sofrida, afinal, o açúcar favorece a liberação de dopamina, que está ligada à sensação de prazer. Também, faz parte de uma readequação do seu paladar, que está acostumado a coisas doces.

Então comece aos poucos. Se no seu café o normal são 2 colheres, que tal tentar ficar a próxima semana utilizando apenas 1?

2º Opte por versões mais saudáveis. O doce vai muito além do açúcar branco, que é a opção mais industrializada do produto. Você pode explorar as versões demerara e mascavo, além do stévia (adoçante natural) ou mel, por exemplo.

Também, a depender da receita, ele pode ser substituído por alimentos naturalmente doces, como as frutas. Um bolo feito com bananas bem madurinhas ou acrescentando uva passa na massa fica uma delícia!

3º Prefira alimentos in natura. O lema de “descascar mais e desembalar menos” impacta a saúde como um todo e é um aliado na hora de diminuir o consumo de açúcar. Escolher “comida de verdade” evita que você seja enganado pelo rótulo do produto, sabendo direitinho quanto de doce foi acrescentado.

4º Aprecie frutas. Naturalmente doces, as frutas frescas são uma excelente pedida para inserir na rotina alimentar. Cheias de água, minerais, fibras e vitaminas, elas também te ajudam a enganar a vontade de um docinho. Ainda que seu consumo também precise ser controlado, com certeza são uma melhor opção dos que os preparos doces.

5º Leia os rótulos! Quando for comprar produtos industrializados, comece a por atenção nos rótulos. Tem muito açúcar disfarçado de outro ingrediente por lá! Atenção para nomes como: glucose, maltose, frutose, dextrina, glicose, xarope, sacarose… No fim, todos são!

Vale a lembrança de que os ingredientes que aparecem no rótulo começam por aqueles que tem maior quantidade no produto. Ou seja, se lá no comecinho já aparece um destes nomes, quer dizer que ele tem alta presença de açúcar.