Você conhece a diferença entre os açúcares? Então chega mais e veja o que é o açúcar cristal, confeiteiro, mascavo e demerara

No café, no bolo, na sobremesa. O açúcar é presença carimbada na mesa do brasileiro. E com tantos tipos do ingrediente aparecendo no mercado, às vezes fica difícil saber a diferença entre cada um e qual escolher. São sabores, apresentações e informação nutricional próprias.

            Via de regra, quanto mais escuro o açúcar, menos processos passados. Ou seja, está mais próximo do ingrediente em seu estado bruto, com menos adições. Ainda assim vale reforçar a dica: mesmo em suas versões mais saudáveis, deve ser consumido com moderação, porque apresenta a mesma quantidade de calorias e glicose. A Organização Mundial da Saúde recomenda um máximo de 10% do total de calorias diárias, idealmente baixando este número para 5%.

Conheça a diferença entre o açúcar cristal, refinado, mascavo e demerara:

  • Açúcar cristal: Este é o nosso bom e velho conhecido, aquele que costumamos ver nas gôndolas do mercado vendido em embalagens grandes e com um preço acessível. Tem cristais grandes e brancos, devido aos processos a que é submetido de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Justamente por isso, apresenta poucos sais minerais e vitaminas.
  • Açúcar de confeiteiro: Tem uma textura bem fininha e leve, quase como um pó. Para conseguir este efeito é adicionado amido em sua formulação. É branquinho e amplamente utilizado na confeitaria (cobertura de bolos, chantilly e tortas) e em finalizações de pratos, já que se dissolve facilmente.
  • Açúcar mascavo: É aquele marronzinho e úmido, mais bruto que as versões brancas. Na verdade, é retirado no início do processo de fabricação, logo após o cozimento da cana-de-açúcar. Por isso, com menos etapas e produtos químicos adicionados, conserva seus nutrientes. É uma versão mais saudável e funciona super bem nas receitas.
  • Açúcar demerara: Aos poucos esta versão se tornou conhecida e tem aspecto intermediário entre o cristal e o mascavo. Tem grânulos definidos e é de um marrom mais claro. Passa por alguns processos leves de refinamento e purificação, mas sem acrescentar aditivos químicos, então consegue conservar mais nutrientes e vitaminas.
  • Bônus – Açúcar de coco: Este é uma novidade que vem ganhando força e presença. Com a mesma quantidade do produto, você já consegue doçura semelhante aos açúcares mais comuns – em oposição ao demerara e o mascavo. É retirado da seiva do coqueiro e não é processado, o que preserva seus nutrientes, sendo uma excelente opção para uma alimentação mais saudável por possuir também um índice glicêmico mais baixo. Por ter um leve queimado, tem um sabor característico (uma delícia!).