Temperos de cozinha são opção para sabor e diminuir a quantidade de sal em preparos

            Coloca um brasileiro na cozinha e a chance de ele começar qualquer refeição picando um alho e cebola é grande! Para além destas ótimas opções, as ervas, especiarias e temperos naturais trazem uma gama de oportunidades de preparos. De quebra, cada erva traz consigo suas propriedades e benefícios.

            Existem temperos dos mais conhecidos aos diferentões. Alguns trazem aroma ao prato, outros cor ou sabor.  Bons exemplos são a salsinha, cebolinha, colorau, cúrcuma, noz-moscada, tomilho, manjericão, orégano, louro, pimentas, cominho, alecrim, coentro, cardamomo e hortelã.

Eles podem ser usados isolados ou em conjunto, e vão da criatividade do chefe. O manjericão é sempre lembrado para molhos e na finalização de preparos; o alecrim fica uma delícia no tempero do frango ou carne; a hortelã é uma opção para chás e águas saborizadas; a noz-moscada, no molho branco.

Um dos aspectos positivos destacado pelo uso de ervas, especiarias e temperos naturais é adicionar sabor, equilíbrio aos pratos e, consequentemente, diminuir a necessidade de sal. E menos sal significa menos sódio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América o consumo varia de 8,15 a 15 gramas por pessoa, acima dos 5 gramas recomendados pelo órgão.        

Nesta mesma linha de benefícios, usando estes temperos também estamos colocando na receita produtos ricos em substâncias antioxidantes e com capacidade de combater inflamações. Ou seja, previnem envelhecimento, auxiliam na circulação sanguínea e controle da glicemia, por exemplo.

            E os temperos industrializados? Em sua maioria, também contém altas concentrações de sódio, além de outros aditivos químicos. Por isso, mesmo quando a sua realidade pede preparos mais rápidos, o ideal é optar por temperos prontos caseiros, sejam feitos por você ou por aquela pessoa com mão boa para receitas – e que você sabe direitinho o que colocou ali dentro.

            Os temperos podem ser encontrados tanto na versão fresca quanto na desidratada. Como demandam pouco espaço, uma das dicas é escolher suas variedades preferidas e plantá-las em pequenos vasos – como uma mini horta-, que você pode colher conforme o uso.