Menstruação e alimentação: veja 5 dicas para incluir na dieta durante o período

Mulheres em idade fértil sabem que, junto com a menstruação, costumam vir sintomas como cólicas, inchaço e dores. E isto tende a se repetir todos os meses, por alguns anos. Cada uma aprende a lidar de um jeito, mas você sabia que a alimentação também pode te ajudar?

Veja 5 dicas para adotar nestes dias:

1 – Oleaginosas: pode ser castanha, nozes, amendoim ou amêndoas. O grupo das oleaginosas tem vitaminas do Complexo B e magnésio, sendo boas para o relaxamento da musculatura. É bom para cólicas e dores nas costas.

2 – Frutas: todas elas auxiliam e tem relação com bem-estar e diminuição de dor, com suas fibras e micronutrientes. Se possível, foque nas frutas vermelhas (como morango, amora e mirtilo), que tem antioxidantes que atuam na redução de processos inflamatórios.

3 – Chás. Camomila, melissa, maracujá, erva-cidreira… Além de colaborar na hidratação e trazerem sensação de bem-estar, ajudam no processo anti-inflamatório e possuem propriedades calmantes. São amigos para diminuir a ansiedade e irritabilidade presentes no período.

4 – Carnes. Como é caracterizada pela perda de sangue, pode ser uma boa ideia não esquecer de colocar carne no prato durante a menstruação. Elas também são fontes de ferro, repondo a perda do nutriente.

5 – Chocolate. Em pequenas doses, o doce aciona áreas ligadas ao prazer e ânimo. Dando preferência para as versões com maior quantidade de cacau (como 70%, que contêm mais nutrientes), você agrega conforto e estímulo nesta fase.

                Vale a lembrança que não existem alimentos milagrosos e, sozinhas, as dicas não vão solucionar o problema. O ideal é ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada. Com isso, aos poucos os benefícios vão sendo sentidos.