Feng Shui: Saiba o que escolher na composição do quarto para melhorar seu bem-estar geral

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que visa à harmonização de espaços, que refletem em aspectos da vida, trabalho, relações pessoais, saúde e bem-estar. Um dos espaços que pode ser melhorado através do Feng Shui é o quarto, objetivando uma melhor qualidade de sono e descanso, e consequentemente, que você e sinta melhor, tenha mais rendimento e qualidade de vida.

            Para pensarmos no quarto, precisamos imaginar a sua principal função: local de relaxamento, descanso e vida íntima e onde você e seu companheiro, se for o caso, são os reis do espaço.

Por isso, todos os elementos trazidos devem refletir esta imagem, para construir situações que favoreçam os aspectos mais auspiciosos para o descanso dos ocupantes e também para a relação entre os dois.

– Posição da cama: É nela que você fica um bom tempo todas as noites, não é verdade? Por isso, sua posição é muito importante. A cabeceira deve estar posicionada em uma parede sólida, sem aberturas como janelas e portas. Se não for possível, que esteja ao menos em um trecho sólido. A posição escolhida deve preferencialmente te permitir ver todas as entradas do cômodo. Isto serve como suporte energético, conferindo segurança imediata e sustentação.

       O ideal é uma cabeceira fixa na própria cama e mesas laterais que fiquem na altura de sua cabeça quando deitado. Não é necessário que sejam iguais, mas as alturas devem ser parecidas. O equilíbrio dos dois lados influencia na harmonia entre o yin e o yang, tanto do quarto quanto de quem ali permanece e no modo como a energia circula. Ainda pensando na cama, procure afastá-la levemente da parede.

        Caso seu quarto seja uma suíte, lembre-se de manter a porta do banheiro fechada enquanto você estiver dormindo.

– O que você vê quando acorda? Parece simples, mas pensar como é, literalmente, a primeira parte do seu dia pode te mostrar como tende a ser o restante dele. Se você tem uma parede sólida e somente isso, talvez sua visão esteja limitada. Que tal investir em quadros, fotos, decoração e cores para que a sua primeira sensação determine uma jornada positiva? A escolha depende do que cada um considera positivo, pode ser algo que te anime, que confira paz, prosperidade ou o sentimento que fizer sentido para você.

– Cuidado com a bagunça. Assim como no restante da casa, a organização e limpeza são fundamentais para que haja uma boa circulação energética. Para não ter estagnação de energias, evite roupas espalhadas, bagunças e objetos que não são de uso cotidiano. E isto vale para dentro do armário também! Embaixo da cama precisa haver fluxo, por isso, deve ser sem armários, ou com objetos atulhados.

– Pense no seu descanso. Se ali é seu templo relaxante, procure deixá-lo escuro durante a noite. Tire os eletrônicos: televisão, roteadores, computadores e demais. Cogite retirar do quarto os espelhos, eles são elementos mais yang, e um quarto deve ser yin, para que o sono seja de qualidade, por isso, os espelhos podem atrapalhar seu  sono.

         Em quartos utilizados por casais, os espelhos podem gerar problemas de relacionamento. Invista em cortinas! Além de dar sensação de aconchego ao quarto, evitam que os vidros reflitam também.

As cores escolhidas também colaboram para a qualidade do sono e descanso. As cores claras e neutras funcionam bem para as paredes e móveis, deixe estampas e cores mais vibrantes para as roupas de cama e objetos decorativos, mas tenha cautela.

– Escolhendo os móveis.Tudo deve ter proporção: equilíbrio é a chave. Por isso, as escolhas devem ser proporcionais ao ambiente, semespaços vazios ou excesso de coisas.

Sobre a cabeceira da cama, evite prateleiras, elas comprimem o Qi, que é o fluxo energético e podem gerar cansaço, fadiga, dentre outros problemas.

Cuidado com as quinas! Elas geram setas, que quando estão direcionadas para alguma pessoa, são nocivas e podem desencadear problemas, inclusive físicos.

Por exemplo: ao deitar em sua cama, no lado em que você dorme, o canto do seu armário aponta diretamente para sua cabeça. Este é um elemento que pode causar dores na cabeça.

Quando colocadas em prática, as dicas trazidas pela arquiteta e especialista em Feng Shui, Carolina Henares, geram em nós a capacidade de lidar melhor com a nossa rotina, nos tornando mais eficientes nas atividades, além de ativar aspectos auspiciosos que toda casa tem, promovendo saúde, bem-estar, melhora das relações, abundância e prosperidade.

Fonte: Carolina Henares, arquiteta e especialista em Feng Shui