Feng Shui aplicado ao ambiente de trabalho pode favorecer crescimento e bem-estar
Depois do quarto, onde ficamos todas as noites durante várias horas, o ambiente em que mais passamos tempo geralmente é o trabalho. E com as novas configurações trazidas pela pandemia da Covid-19, isso nem sempre vai significar sair de casa. Mas o recado é o mesmo: pensarmos neste local e adotarmos estratégias de Feng Shui pode refletir no seu rendimento, crescimento e bem-estar.
Muitas vezes, quando o trabalho é em Home Office, o espaço destinado à isso pode ser bem pequeno, já quando pensamos em uma empresa ou escritório, as mudanças precisam ser mais sutis – já que nem sempre seu colega vai concordar em mudar a cor da parede. Ainda assim, é possível adotar pequenas medidas que vão te ajudar.
A primeira dica e mais importante (que vale para todos os ambientes, na realidade) é manter seu espaço limpo e organizado. Isso por si só garante um fluxo de energia e agradabilidade visual. E não é tão difícil! O hábito de 5 minutos diários de organização já ajuda para que a bagunça não acumule. A mesa deve conservar uma ordem.
Pensando nos ambientes dentro da nossa casa, o ideal seria eles não estarem no mesmo local de descanso. Ou seja, quando possível, escolha um quarto separado, cantinho na sala ou sacada, evitando o espaço do quarto. Isso porquê ambos os locais tem características opostas e, segundo o Feng Shui, precisam ter disposições, cores e fluxos diferentes. Estando juntos, você pode ter dificuldade para dormir, por exemplo, por permanecer alerta e conectado. Ao longo do tempo, esta exposição leva à um estresse e impacta o bem-estar geral.
Quando possível, a mesa deve ser solta e te proporcionar uma visão ampla da entrada ou ainda, te dar uma boa visão do lado externo através de janelas. O ideal é não ficar olhando diretamente para uma parede sólida, porque o olhar fica limitado e não há descanso visual. Neste caso, uma solução é usar um quadro ou retrato de alguma paisagem com perspectiva, mesmo como proteção de tela do computador. Se o recuo da cadeira não for possível, é importante sair do espaço em intervalos de 1-2 horas.
Por ser um ambiente em que estamos alertas, a iluminação favorável é a branca ou a neutra. Pensando nas cores, as claras e vibrantes são as ideais. Em termos de energia, quando existe janela, abuse do recurso da luz natural e aproveite para deixá-la aberta quando possível. Se não é a sua realidade, insira elementos da natureza: uma planta preferencialmente natural, bem cuidada e bonita (preferencialmente natural), pequena fonte de água ou um quadro que lhe agrade cumprem bem a função.
Fonte: Carolina Henares, arquiteta e especialista em Feng Shui