Está com dores na coluna? Vem conferir 07 dicas para adotar no seu dia a dia e diminuí-las

Se a gente fica de pé, caminha, levanta, deita e senta é porque temos a estrutura da coluna. E por aí  vemos que ela é muito importante, sendo primordial para a estabilidade, sustentar nosso corpo e permitir realizações de movimentos da atividade diária. De tão demandada, acaba que dores na coluna são comuns.

            E sabe o quê? Você pode fazer muito para evitar ou melhorar quadros de dor. Em geral, adotando cuidados simples no dia a dia você mantém sua saúde postural. Confira 07 dicas para começar a fazer hoje mesmo:

Dica 01: Evite carregar excesso de peso nas mochilas e bolsas

            Dê uma olhadinha: você vai usar realmente todos estes livros hoje? E esta escova+pente+hidratante da bolsa, podem ficar em casa? Analise e evite o excesso de peso, que a longo prazo pode causar lesões.

            Para carregá-la, o certo é estar com postura ereta e mochila alinhada próxima a região toráxica. E use as duas alças! Quando carregamos em um ombro só fazemos compensação para ela não cair (também o caso de bolsas transversais), o que gera escoliose.

Dica 02: Atenção ao sentar e levantar

            Nestes movimentos, coloque a força nas pernas. Já sentado, mantenha a postura, otimizando a coluna lombar. Para levantar segue o mesmo processo: coloque o peso nos membros inferiores, contraia o abdomen e levante.

Dica 03: Cadeira do trabalho

            Quem trabalha sentado passa horas e horas nesta mesma posição. Por isso, priorize o seu conforto e escolha um modelo de cadeira ergonômico e ajustado para suas necessidades. Ela precisa ter apoio para os cotovelos e com altura que permita aos joelhos ficarem em 90º.

            Na sua mesa, a altura da cadeira deve acompanhar a linha dos olhos ao computador. Vale uma dica extra: ao longo do dia de trabalho, sentiu que está relaxando a postura? Respira fundo e realinha! E não esquece de colocar a coluna lombar bem junto do encosto da cadeira.

Dica 03: Agachamento

            O ideal é evitar se abaixar levando o tronco a frente. Para este movimento, prefira agachar com os membros inferiores, deixando a coluna ereta e levantando o objeto do chão. Esta maneira facilita o controle da força.

Dica 04: Transportando objetos pesados

            A primeira pergunta: é cabível você levantar este objeto pesado? Se a resposta for não, encontre mais alguém ou ferramenta para dividir a carga. Se for sim, procure carregá-lo próximo ao corpo, quando menos força é exigida. Quanto mais longe, mais tensão e aumento de probabilidade de lesão na coluna.

            Outra dica é trabalhar a rotação completa do seu tronco, ao invés de girar apenas a parte de cima.

Dica 05: Cuidado ao deitar

            Como nas demais posições, a postura precisa ser mantida. Para não forçar a lombar nem a cervical, opte por deitar na lateral – ao invés de bruços, barriga para cima e demais. Para ficar melhor ainda, coloque um tavesseio no meio dos joelhos, deixando o quadril relaxado.

            E atenção na escolha do travesseiro: sua cabeça precisa ficar reta com o ombro, mantendo a coluna alinhada. E na hora de levantar não vale dar aquele impulso com as pernas, viu! Privilegie primeiro jogar a pressão em cima do cotovelo, subir para a posição sentada e depois, levante.

Dica 06: Busque o fortalecimento abdominal

            Músculos fortes garantem maior sustentação e previnem lesões. Por isso é importante o trabalho de fortalecimento muscular tanto da lombar e costas, quanto do abdomen. Este trabalho pode ser feito com exercícios na academia, fisioterapia, pilates, yoga e muito mais.

            O segredo é o equilíbrio, focando em manter a mobilidade da articulação da coluna lombar associada ao quadril. Além do fortalecimento, vale lembrar que o sobrepeso coloca mais uma pressão em cima das costas e, por isso, evitá-lo é importante.

E aí, vamos hoje mesmo começar a aplicar estas dicas? A sua saúde agradece!

Fonte: Jeferson Luiz Langoski, Fisioterapeuta, Crefito 164568