Confira 6 mitos sobre a terceira idade

Cada fase da vida merece uma atenção toda especial e a terceira idade não podia ser diferente. Assim como algumas situações e características são normais, outras devem ser observadas de pertinho. Confira 6 mitos sobre a terceira idade:

  1. Quanto maior a idade, pior a qualidade de vida

Mito: A idade cronológica não é a mais importante. O foco deve ser a funcionalidade do indivíduo e como ele responde nos aspectos físicos, cognitivos e psicológicos. Assim, antes de um médico decidir operar alguém de 80 anos, por exemplo, mais importante que o número é como está este idoso.

2. Se estou visualmente ‘cheinho’, estou bem nutrido

Mito: Mais importante que o peso na balança é a qualidade nutricional do indivíduo – ou seja, com o que ele vem se alimentando. Este é um fato que prediz muitas coisas, como melhor evolução no tratamento de doenças e sistema imunológico fortalecido. Às vezes, o idoso está com sobrepeso, mas desnutrido.

3. Nesta idade não preciso praticar atividade física

Mito: Mesmo para quem nunca praticou, não é tarde para começar um exercício físico. O benefício da prática acontece em qualquer idade e histórico de saúde, desde que seja acompanhado e dentro dos limites de cada indivíduo. Vale lembrar que ao longo do tempo nosso corpo tende a perder a massa muscular, por isso além dos exercícios aeróbicos, a musculação deve ser incluída na rotina. Combinados, eles proporcionam uma melhora no bem-estar e qualidade de vida.

4. É normal ter esquecimento

Mito: Todo mundo tem um pequeno esquecimento aqui e ali, como: “onde será que deixei a chave do carro?”. Mas a quantidade destes lapsos devem ser o mesmo que o indivíduo sempre teve e não é normal a idade trazer mais esquecimento. Se os episódios começarem a ficar frequentes, em geral, há o começo de uma doença por trás e um médico precisa ser procurado.

5. Quando eu fizer 85 anos ou mais devo procurar um geriatra

Mito: O geriatra é um profissional com um olhar todo especial para o público idoso, e, especialmente, se ocupa de planejar um envelhecimento saudável. Sendo assim, a partir do momento que você sente a necessidade de pensar no seu próprio “ficar velho”, já pode procurá-lo. Em geral, as pessoas buscam a orientação a partir dos 50 anos.

6. Preciso tomar a mesma quantidade de água

Mito: A quantidade de água necessária ao corpo humano varia sim conforme a idade. Em um adulto, indica-se entre 30 e 50 ml de água por quilo ao dia, já para idosos, esta média abaixa para 25 a 30 ml. Com o aumento da idade, vai se chegando mais próximo dos 25 ml. Uma dica fácil para perceber se a ingestão está na quantidade correta é observar a cor do xixi, que deve ser clarinho.

Fonte: Drª Andressa de Lima Godoi Zardo, CRM-PR: 31.723, Geriatra