Ciclo circadiano rege funcionamento do corpo

Literalmente, um relógio interno. O ciclo circadiano é responsável por reger e coordenar a orquestra do funcionamento de todo nosso corpo, durante as 24 horas do dia. Se este nome é estranho para você, talvez reconheça o termo pelo qual é popularmente conhecido, relógio biológico.

Este mecanismo regula o organismo entre o dia e a noite, de acordo com a exposição à luz solar. Acontece porque o cérebro recebe estímulos diferentes durante os diferentes períodos, em função da produção de hormônios.  A central de comando fica no hipotálamo.

Cada processo fisiológico – acordar, dormir, sentir fome, temperatura, metabolismo, ficar vigilante – é comandado por este ritmo. E isso é uma vantagem, por permitir ao corpo antecipar eventos previsíveis e se preparar para eles. É aquilo: vai chegando seu horário de dormir e o sono já vem, porque a melatonina começou a ser produzida. E o inverso acontece pelas manhãs, com liberação de cortisol para que tenhamos o ímpeto de acordar.

            Quando seguimos uma rotina que favoreça o ciclo circadiano, tendemos a conseguir produzir os hormônios adequadamente, o que impacta positivamente na saúde, especialmente na qualidade do sono. E o contrário também é verdadeiro. Hábitos noturnos, mudanças de fuso-horário, viagens, atividades sociais e mesmo trabalho podem alterá-lo.