Câncer: veja três dicas alimentares para adotar agora mesmo

Para além de uma alimentação balanceada e saudável, quem tem câncer descobre que as escolhas da hora da refeição podem impactar tanto na própria doença quanto no seu tratamento. Com estas três dicas gerais, você já pode trabalhar seu organismo para o melhor funcionamento no período e para diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos:

1 – Inclua boas gorduras na sua dieta

            Elas são fonte de Ômega 3 e Vitamina E. Lá no topo das melhores escolhas está o azeite de oliva extra virgem. Outras opções são os óleos de gergelim, abacate e coco. Além dos óleos propriamente ditos, sementes de abóbora, chia, linhaça e castanhas precisam ser incluídas.

2 – Proteínas de boa qualidade

            Se evitar carnes gordas é uma indicação geral, para os pacientes que vivenciam o câncer esta precisa ser uma regra. Carnes magras, em especial a de peixe, devem ser presença constante no prato. É comum as pessoas que passam por tratamentos oncológicos terem dificuldade de ingerir carnes, então uma boa sugestão são as desfiadas e em pequenos pedaços, que podem ser misturas e melhor aceitas juntos de outros alimentos.

3 – Muitas frutas, verduras e legumes

            Não é segredo que quanto mais natural, mais saudável está o seu prato. Por natural diga-se as versões menos industrializadas e embutidas dos produtos. As frutas, verduras e legumes tem presença de fibras e compostos antioxidantes que não estimulam o crescimento tumoral.

            O ideal é que o prato seja colorido, isto porquê são justamente os compostos antioxidantes que dão as cores de cada um e que garantem que a variedade chegue até você. Também, uma boa dica é priorizar os alimentos da estação, que tem mais nutrientes.

Dicas extras:

4 – Evite cortar grupos alimentares

            Além da sugestão do que incluir na rotina, existe a do que não excluir. Cada grupo alimentar tem suas propriedades e um por quê no seu organismo. Por isso, fica a ressalva: salvo quando indicado por especialistas, não elimine grupos alimentares da dieta.

5 – Abandone alimentos industrializados

            O câncer é uma doença inflamatória. Adivinha? Produtos como embutidos, industrializados, temperos prontos, salgadinhos e refrigerantes também são. Consumidos diariamente, fazem com que a inflamação do organismo aumente de forma significativa, o que tem potencial de maior crescimento tumoral.

            Bateu aquela vontadinha? Então reserve momentos eventuais para apreciar estes alimentos. Assim seu corpo consegue se recuperar e trabalhar funções antioxidantes. Não existe alimento proibido, mas vale pontuar que alguns podem tornar o seu tratamento mais lento.

Fonte: Kassia Oliveira, nutricionista especialista em oncologia adulta e pediátrica