Será que você usa muito sal? Confira 5 dicas de como reduzir o consumo
Na sua casa, como anda a pitadinha de sal: pequena ou grande? Olha, a chance de que ela está maior do que deveria é grande. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América o consumo varia de 8,15 a 15 gramas por pessoa, ou seja, bem acima dos 5 gramas recomendados pelo órgão.
O sal faz parte daquele grupo de condimentos que devem sim estar presentes na nossa alimentação, mas precisam ser usados com moderação. Ele é importante por ter sódio, que colabora na distribuição dos líquidos corporais, levando ao bom funcionamento do organismo. A OMS indica até 2 gramas de sódio diários, o que equivale à estas 5 gramas de sal.
Do outro lado, o excesso aumenta o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e renais. Está associado ao enrijecimento das artérias – que leva a hipertensão – e na retenção de líquidos. Também, estudos científicos apontam que populações que comem muito sal tem mais risco de pressão alta, Acidente Vascular Cerebral e insuficiência renal.
Confira cinco dicas para começar hoje mesmo de como reduzir o consumo:
1 – Tire o saleiro da mesa! Se ele está perto do alcance, a chance de exagerarmos na dose aumenta;
2 – Fuja dos temperos prontos. Em um primeiro momento, você até pode pensar que facilitam a vida na cozinha, mas uma olhadinha nos rótulos revelam altos teores de sódio. Invista em temperos naturais! Tomilho, hortelã, louro, açafrão, manjericão, alecrim, pimenta, cebolinha e salsinha, por exemplo, são ótimas opções para incrementar no sabor.
3 – Cozinhe sua própria comida. Comendo em casa é mais fácil de controlar quanto sal adotamos nas preparações, em relação às comidas preparadas em restaurantes ou amigos e parentes;
4 – Evite os processados e ultraprocessados. Além do sal propriamente dito que usamos na nossa cozinha diariamente, existem alimentos que merecem atenção. São daqueles que em um primeiro momento você nem imagina a quantidade de sódio que contêm, mas que um olhar atento revela bastante sódio escondido! Neste grupo se enquadram refrigerantes, macarrão instantâneo, pão, molho de tomate e bolachas, por exemplo.
5 – Comece reduzindo aos poucos. Esta dica vale ouro: se a redução for aos poucos, provavelmente você e sua família nem vão sentir impacto no sabor. Às vezes, a gente usa aquele determinada quantidade por puro hábito. Ou seja, no final vocês estarão ingerindo menos sódio, contentes e você nem precisa começar uma guerra contra o sabor. E mais, a saúde de todos agradece!
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)