Visão ruim: conheça os principais problemas relacionados à erros de refração
Não enxergar, seja de longe ou de perto, afeta nosso cotidiano de diferentes maneiras: dificuldade na escola, no trabalho, nas leituras, para dirigir e performar no dia a dia. Relacionadas à erros de refração, são 4 os mais comuns e que podem nos acometer.
Para entender à Erros de refração se relacionam à entrada de luz do ambiente atravessa o globo ocular, processo que leva a formação da visão na Retina. Ou seja, a luz, por diferentes desvios, não chega focada à Retina, o que leva a falta de nitidez na visão.
O primeiro, e talvez mais conhecido, seja a miopia. Quem tem miopia consegue ver perfeitamente objetos que estão perto, e tem dificuldade em enxergar com clareza os que estão à distância. A hipermetropia tem efeito contrário: a dificuldade está em focar os objetos que estão próximos ao olho. E isto acontece quando o olho é menor do que normal.
Já o astigmatismo ocasiona uma distorção no que se vê, devido a formação em plano diferentes da imagem, relacionadas à córnea. Neste caso a visão fica borrada. Por último, uma condição bem conhecida por quem tem mais de 40 anos é a presbiopia. Popularmente conhecida como “vista cansada”, leva à dificuldade de visão tanto de perto quanto de longe.
Quando sentimentos que visão não está correspondendo ao esperado ou notamos algo diferente com os olhos, é importante consultar o Oftalmologista. Os tratamentos mais comuns nos casos apresentado são óculos corretivos e lentes de contato, além da opção de cirurgias ópticas. Para aqueles que já sabem que possuem alguma das condições, o ideal é realizar consultas periódicas para acompanhamento.
Fonte: Ministério da Saúde