Step: apenas um degrau, mas infinitas possibilidade para exercício aeróbico

Para aqueles que querem praticar uma atividade física aeróbica e procuram opções animadas e coletivas, pode ser que gostem de conhecer o Step. Com o subir e descer de apenas um degrau (o tal step) se desdobram diferentes possibilidades de movimentos, que ativam a musculatura de todo o corpo.

Faça a imagem→ Na sua frente, um degrau. Conduzidos por um profissional de educação física e com coreografias musicadas são propostas variações de movimentos, sempre tendo como apoio o degrau. Você pode girar, erguer o joelho, agachar, acelerar e permanecer em posições específicas.

            São cerca de 50 minutos de aula, mesclando ritmos e movimentos que trabalham o corpo todo. “O Step é uma modalidade desafiadora. Adoro quando monto uma sequência que precisa de coordenação, por exemplo. Vou apresentando ao longo da aula e no final o aluno consegue concluí-la. É gratificante” conta o profissional de educação física e instrutor de Step, Alysson Miguel Martins.

            A dificuldade é ditada por dois fatores: altura do degrau e intensidade dos movimentos. Esta intensidade é regulada com a velocidade da música (batidas por minuto, BPM). Por isso consegue atender a diferentes públicos – criança, homens, mulheres e idosos – ajustando a aula de acordo com a aptidão.

            O movimento básico é o sobre e desce do degrau. As aulas começam com o aquecimento (usando músicas de baixo BPM), onde acontece também a familiarização com o step e tempo musical. Depois, aumentam as velocidades das músicas, com consequente maior gasto calórico.

            Durante a aula o passo básico se desenvolve em diferentes variações: sobe uma perna e a outra desce; lateralidades; joelhos alto puxando atrás; saltos; agachamentos; afundos; e giros. Com a gama de possibilidades, o degrau permite um trabalho completo.

Como surgiu

            A ideia do step vem a partir da necessidade. Gin Miller, na década de 70, passou por problemas no joelho e recebeu indicação de exercícios para fortalecimento, como por exemplo, subir e descer um degrau. Já com experiência de aulas de academia – que começavam a se popularizar – teve a ideia de juntar a prática entediante que foi indicada com música e ritmo.

            Adicionando as sequências e a música nasce o Step, buscando aliar prazer junto com a atividade física. Depois disso a modalidade avançou e hoje existem vertentes que se adequam ao objetivo do aluno.

Benefícios

            Como exercício aeróbico, aumenta a circulação sanguínea, que leva à sensação de cansaço e liberação de hormônios na corrente sanguínea, fazendo com que o gasto de energia cresça. Este aumento de circulação também deixa nosso coração mais resistente e leva mais oxigênio para as células, levando a uma sensação de bem-estar.

            Praticando regularmente, o corpo entende que precisa se adaptar ao estímulo. É um ciclo de fazer o Step, gerar ‘estresse’ ao corpo, ele se fortalecer, há o descanso e volta para a atividade. Com isso, o organismo tende a ficar mais forte.

            Ainda, por ser praticada em grupo, ser dinâmica e contar com músicas de apoio, reforça elementos que levam a benefícios na área mental e emocional.

Fonte: Alysson Miguel Martins, profissional da educação física