Quer treinar em casa? Veja 6 acessórios que podem te ajudar

Praticar atividade física é um dos pilares de uma vida saudável. Se você não gosta de academia, pilates e afins; quer complementar ou intercalar atividades; prefere flexibilidade de horários ou ainda a questão é dinheiro, é possível malhar em casa mesmo. Conheça 6 acessórios que podem te ajudar nos exercícios:

1 – Bola

Própria para atividade física e feita de material reforçado, a bola pode auxiliar desde os alongamentos até exercícios básicos, como flexões, agachamentos, abdominais e afundo. Usando-a, é possível trabalhar força e equilíbrio.

2 – Colchonete

É aquilo: as posturas corretas precisam ser observadas e o conforto na hora da realização. Usar colchonetes (e mesmo um mat de ioga) facilita na hora do alongamento e abdominais, por exemplo, evitando machucar as mãos, cotovelos e apoiando corretamente a coluna.

3 – Corda

Parece brincadeira de criança (e também é!), a corda dá aquela forcinha para o exercício aeróbico. Diferente de outros aparelhos aeróbicos, tem preço acessível e  está disponível em diversos modelos. Você pode usá-la para intercalar as atividades, pode acelerar o movimento e até mesmo, quando objetivo é intensificar, usar caneleiras.

4 – Bands

As bands são faixas elásticas que podem ser usadas para trabalhar diferentes grupos musculares, como glúteos, pernas e adutores. Disponíveis em diversas cores, são encontradas com opções de intensidade –que vão desde as fracas até fortes. Uma vantagem é que são fáceis de guardar e contemplam uma variedade de movimentos.

5 – Halteres

Os halteres (os famosos pesos, referência no imaginário quando pensamos em academia) podem ser uma boa aposta. Voltados para exercícios para membros superiores, vão ajudar a executar movimentos de bíceps, tríceps, costas e ombros. Dois conjuntos (uma mais leve e outro mais pesado) já dão conta do recado!

6 – Kits de agilidade

Eles podem variar com elementos como escadinha de treinamento, barreira de salto, cones, bambolês, chapéus chinês… O ponto é que são versáteis e ajudam a compor um treino funcional, com exercícios de agilidade, força e aeróbicos.  

Fica o destaque que os treinos em casa precisam de foco e disciplina. Vale a pena reservar um espaço para isso (até afastar o sofá e mesa, se necessário) para não correr risco de se machucar. Ainda, é importante buscar um profissional da educação física para montar uma sequência de movimentos adequadas às suas necessidades e habilidades.