Quer saber como está sua composição corporal? Balança de bioimpedância é excelente ferramenta para aferir dados

Dar aquela passadinha na farmácia, só para subir na balança. Ou, ainda, quem tem uma na sua casa e tem o hábito de se pesar todos os dias. Tudo isso para ver qual é o peso, naquele exato momento. Mas, e se além do peso, subir em uma balança te desse muitos mais resultados e dados? Então conheça a balança de bioimpedância, que de maneira rápida pode apresentar como está sua composição corporal.

A bioimpedância é um exame médico completo que busca analisar a quantidade de gordura, massa muscular e metabolismo basal, por exemplo. E a coisa é simples: você sobe na balança específica para isso, que passa uma corrente elétrica pelo corpo (pode ser pelos pés e mãos, ou só pelos pés). Ela não provoca dor ou choque. A corrente transita apenas pelo tecido muscular – ou seja, não transita no tecido adiposo, nossa gordurinha – e consegue apresentar todos estes dados. 

Para fazê-lo, a indicação é estar em jejum de 4 horas, não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores, beber água, não passar cremes nos pés e mãos, usar roupas leves e não usar objetos de metal. A preparação serve para que os resultados sejam o mais precisos possível, refletindo a realidade. 

O exame é rápido e os resultados saem na hora, em cerca de cinco minutos. É possível aferir: peso total, tecido adiposo, massa magra, água, taxa metabólica basal, índice de massa corporal, densidade óssea, gordura visceral e a relação entre as medidas de quadril e cintura. 

A bioimpedância é bastante utilizada em academias, nutricionistas e médicos para avaliar a composição corporal. Com isto, pensam em planos alimentares e treinos. E como o corpo está em constante transformação, vale a ressalva de que o exame precisa ser refeito periodicamente.