Quanto de creme dental você usa? Veja quantidades indicadas e como escolher o produto

Certeza que você já viu uma propaganda assim, com o pessoal com o sorriso lindo e branco, colocando creme dental na cabeça inteira da escova de dente! Ou você pode ser do time que só sente o dente limpo de verdade se for com bastante pasta. Mas, você sabia que a quantidade de um grão de ervilha do produto já é o suficiente?

                E é justamente isso que pesquisas e profissionais indicam para uso, a partir dos 4 anos de idade. A higienização correta é alcançada pela ação mecânica – ou seja, usando a escova de dentes com movimentos e pressão certos -, na frequência de 3 vezes ao dia. “Esta quantidade pode permanecer até adulto, porque não é a quantidade de creme dental  que vai fazer com que você tenha uma higiene melhor. São os movimentos que você realiza, sem exercer força” reforça a dentista Ana Paula Teitelbaum.

                E pra começar do jeito certo, o alerta fica já na escovação das crianças. Até 10kg, é necessário apenas meio grão de arroz cru de creme dental, 2 vezes ao dia; Dos 10kg até 3 anos e 11 meses, a indicação é de 1 grão de arroz cru de creme dental, 2 a 3 vezes ao dia. A partir dos 4 anos até os idosos, adotamos o tamanho do grão de ervilha, 3 vezes ao dia.

                Outro ponto para colocar atenção é na escolha do creme dental, até os 6 anos (período em que está sendo formado o esmalte dos dentes permanentes), o excesso de flúor pode gerar fluorose. Por isso, do primeiro dente até os 6 anos a indicação são cremes dentais a partir de 1000ppm (partículas por milhão). Esta informação você encontra nos rótulos.

As versões sem flúor são contraindicadas, assim como valores abaixo disso. “Evidências científicas mostram que proteção para que a criança não tenha cárie na primeira infância é o creme dental fluoretado e não ingerir açúcar até 2 anos”, destaca Ana Paula.

Já na questão de sabores, fica a critério de cada um. Os infantis tendem a agradar o paladar das crianças e serem mais doces. Os de adultos, tendem ao mentolado. Em termos de eficácia, ambos cumprem a função.

Fonte: Ana Paula Teitelbaum, dentista, CRO 13505