Para momentos de nervosismo, a água com açúcar é mesmo um bom remédio?
Em um momento de ansiedade ou nervosismo, você já ofereceu ou recebeu a oferta de um copo de água com açúcar? Na hora do desespero você pode até aceitar, mas depois fica a pergunta: esta mistura seria um mito popular, passado de geração para geração, ou funciona de verdade? E o resultado é que é melhor você já ir procurando outro remédio…
Ao contrário do que sugere a mistura, não há nada que indique que ela possua efeitos calmantes. Inclusive, como o açúcar chega no organismo na forma de glicose, o que representa mais energia para seu funcionamento, a consequência pode ser que inclusive você se sinta mais agitado.
Algumas possibilidades para o surgimento da crença são a sensação de conforto que o doce pode trazer, quando associado à lembranças da infância; a liberação de serotonina favorecida pelo açúcar; ou mesmo o conhecido efeito placebo, em que ao ingerir algo que você acredite que tem o potencial de dar uma sensação relaxante, acaba fazendo justamente este efeito.
Na hora de apostar em calmantes naturais, opções como chá de camomila, melissa e o maracujá são escolhas acertadas. E, para continuar por vias não medicamentosas, a prática de atividade física e meditação também podem auxiliar.