Manteiga x margarina: conheça a diferença

No mercado, elas até ficam pertinho uma da outra. Em receitas, muitas vezes vemos a substituição, principalmente em função de baratear o prato. É difícil resistir a um pãozinho quente com uma das duas… Mas a verdade é que margarina e manteiga são produtos com composições diferentes, e a gente te conta o por quê.

            A manteiga vem do leite (ou da nata). Na prática, o líquido é batido e com a separação da gordura e leite, forma-se uma substância sólida, composta majoritariamente por gordura saturada. Ainda que hoje se utilizem comumente máquinas para o efeito, é uma iguaria presente há muito tempo na alimentação, pois também pode ser produzida manualmente. Em essência, é um produto natural.

            Já a margarina, por sua vez, é um produto industrializado, obtida a partir da hidrogenação de de óleos vegetais, como milho e girassol. Neste processo químico, uma parte da gordura insaturada (mais saudáveis que as saturadas) se transforma em ‘trans’, o que aumenta a duração e confere cremosidade à ela.

            Diferentes, elas são.  Apesar da aparência um tanto parecida, uma é um produto lácteo – logo, de origem animal –  e a outra deriva de óleos vegetais. Em comum, ambas não podem ser consumidas em excesso, já que são basicamente compostas por gordura e são produtos calóricos.

            O que pesa contra a margarina é que, por ter alterações químicas, nosso corpo tem mais dificuldade de sintetizá-la. E isso pode levar à acúmulos de gordura em órgãos e vasos sanguíneos. A gordura trans também tende a aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom.

            E fica a dica: ambas precisam estar inseridas dentro de uma alimentação balanceada, saudável e em pequenas quantidades.