Lavagem nasal: processo ajuda na liberação das vias respiratórias
Sensação de nariz entupido, congestionamento nasal, desconforto. Sintomas comuns que podem ser aliviados com a prática da lavagem nasal. Meio natural de desobstrução dos seios da face, pode ser realizada diariamente e na sua própria casa.
O processo é simples: usando soro fisiológico, você introduz a solução no interior de uma das narinas, e, deve deixar o produto sair pela outra narina naturalmente. Com isso, há remoção de impurezas e catarro, com consequente alívio de dores, desconfortos e liberação das vias respiratórias.
Ela pode ser aliada nos casos de rinite, sinusite e outras alergias respiratórias, bem como no caso de gripes, já que é uma forma de manter o nariz devidamente limpo. Não é indicado o uso de água para esta finalidade, devido ao PH correto para o nariz e por poder conter partículas que façam efeito contrário e prejudiquem a respiração.
Para realizá-la você pode usar uma seringa (sem agulha), com soro fisiológico ou solução salina caseira. Coloque a seringa em uma narina, pressione até que o produto saia pela outra narina. A cabeça deve estar levemente inclinada para o lado, para permitir este movimento. Repita o processo por 3 ou 4 vezes. Para finalizar, assoe o nariz para eliminar o máximo de secreção.
Além da seringa, é possível encontrar em farmácias o “irrigador nasal”, que tem uso específico para lavagens do nariz.