Integral x refinado: entenda porquê o integral é uma boa escolha
Nas prateleiras do mercado, eles estão cada vez mais presentes. De ouvir falar, você já mais ou menos entendeu que eles são melhor opção que as versões refinadas… Mas, afinal, o que são os alimentos integrais? E, eles são de fato uma escolha inteligente?
Os integrais são aqueles que mantem a matriz do alimento sem processamento. A explicação simples é que por quanto mais processos de refinamento um grão passa, mais perde seus nutrientes. O produto sobre transformações em sua estrutura e acaba dando adeus a algumas partes que o constituem.
Com isso, agregam menor propriedade nutricional ao seu prato – fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e nutrientes. Se por outro lado, em termos calóricos, ambos não diferem significativamente ao pensarmos no benefício de cada bocada, os integrais saem na frente.
Usando como exemplo o arroz é só pensar assim: o que está dentro do pacote integral e do pacote polido vem da mesma planta, mas o segundo seguiu mais etapas antes de chegar até você. Quando compramos um pão integral, por exemplo, quer dizer que as farinhas usadas na sua composição tinham esta característica – e é também importante entender na tabela nutricional qual é a porcentagem.
Então, sim! Eles são uma escolha inteligente para incluir e/ou substituir na sua dieta regular. Colaboram com a sensação de saciedade, auxiliam no controle de glicose e colesterol e, devido às fibras, dão uma mãozinha ao intestino.