Existe hora certa para acordar?
É possível que você já tenha ouvido sobre Higiene do sono, necessidade de horas dormidas durante o período da noite e como um sono reparador é importante para a nossa saúde. Mas e a hora de acordar, também é importante? Se sim, o quê devemos levar em conta?
Esta pergunta aparece quando ao pensarmos que se o indicado para adultos são entre 7 e 9 horas de sono, seria possível dormir de madrugada, postergar o despertar e ainda assim ‘cumprir’ esta meta. Mas não é bem assim.
Somos regidos pelo ciclo circadiano, que é como se fosse um relógio interno que carregamos e que estabelece o ritmo ao longo do dia, o que regula as atividades tanto no período do dia quanto da noite. Quando desregulado, pode causar problemas à nossa saúde e desempenho.
Pensando por esta perspectiva, o ideal seria acordar junto com o aumento de incidência de luz solar. Inclusive, pesquisas demonstram que ir dormir de madrugada pode ser um problema, com aumento de incidência de doenças cardiovasculares.
E o contrário também é válido: nosso corpo começa a se preparar para dormir quando a luz vai se esvaindo, aumentando a produção de melatonina. Respeitar estes elementos também colabora com a boa regulação do ciclo circadiano.
Acima de tudo, determinar um horário para dormir e acordar passa pela individualidade de cada pessoa. Que horas preciso acordar? O que funciona na minha realidade? Qual são os horários que tenho maior probabilidade de incluir na minha rotina? Ainda, tão ou mais importante, é estar atento não apenas na quantidade, mas na qualidade do sono.