Higiene do sono colabora para noites bem dormidas; veja 5 dicas para aplicar ainda hoje

            Deitar na cama e ficar rolando de um lado para o outro; acordar de madrugada e não conseguir mais dormir; dormir a quantidade de horas indicada e ainda assim acordar cansado. Se você se identifica com estas situações, pode ser que aplicar a higiene do sono te ajude.

A higiene do sono são um conjunto de práticas e hábitos que colaboram justamente na melhora da qualidade e duração do sono.  São pensadas a partir do entendimento que um sono tranquilo e reparador impacta diretamente na saúde geral do organismo. É o momento de ‘recarregar as energias’.

Veja 5 dicas simples que você pode começar hoje mesmo:

1 – Crie uma rotina: O hábito favorece o organismo, ajustando nosso relégio interno. Para adultos, em geral são necessárias entre 7 e 9 horas de sono. Estabeleça uma hora para dormir e acordar e procure segui-la, mesmo aos finais de semana, férias e feriados.

Não é o fim do Mundo naquele dia de festa extrapolar o horário, mas lembre de manter isso como exceção, ok?

2 – Evite substâncias estimulantes: Se dormir é um problema para você, evitar bebidas alcóolicas, cigarros e cafeína cerca de 6 horas antes do seu horário de dormir é interessante. Aqui vale chimarrão, café, refrigerantes e outros.

Ainda, nas horas próximas do seu horário, prefira refeições leves.

3 – Tire as telas: É difícil nos imaginarmos longe do celular, porém, a luz azul que os eletrônicos emitem inibem a produção de melatonina, hormônio do sono. Para ajudar o cérebro a entender que o momento está chegando, também é válido baixar o som dos aparelhos eletrônicos.

Se possível, fique longe das telas ao se preparar para ir para a cama.

4 – Adquira práticas para um sono relaxante. É aquilo, seu corpo precisa entender que está na hora de dormir! Para isso criar uma rotina de sono relaxante o ajuda e envia sinais de que o momento está chegando. Você pode adaptar este momento de acordo com sua realidade, para te ajudaram a esvaziar a mente e relaxar.

Para uns pode incluir um banho e escalda-pés. Para outros é ideal um chá de ervas, meditação ou a leitura de um livro (que te mantenha neste estado, nada de thrillers emocionantes e cheios de aventura).

5 – Adapte seu quarto. Sua cama é confortável? O travesseiro está na altura correta? A coberta é quentinha na medida certa? E o cheiro do ambiente, é agradável? Tire um tempinho para pensar o que funciona para você e melhore seu ambiente. Afinal, você vai passar várias horas por dia ali.