Está em homeoffice? Veja 5 exercícios que podem melhorar seu dia de trabalho

A dinâmica de trabalho foi significativamente alterada em função da pandemia de coronavírus. Se antes a rotina era acordar, arrumar-se, se deslocar e ir ao trabalho, um número maior de pessoas passou a encurtar este caminho, trabalhando de casa em homeoffice.

E nessa nova situação, precisamos ficar ainda mais atentos para dar aquela descontraída durante a jornada. Para manter a saúde física e mental, praticar pequenos exercícios na jornada laboral são uma boa saída.

            Confere aqui dicas para você começar a fazer hoje mesmo:

  1. Primeiro de tudo, lembre-se de fazer pequenas pausas, no máximo a cada 30 minutos;
  2. Levanta-se, alongue as pernas para ativar a circulação – um exercício bom para isso é ficar na ponta dos pés algumas vezes; Estique os braços e descontraia sua coluna;
  3. A região cervical é bem demandada – faça uma atividade compensatória (alongamento para a direção contrária a que você mais mantêm);
  4. Faça uma pequena caminhada (pode ser dentro do próprio cômodo);
  5. A compensação visual também é importante! Ficar tão pertinho do computador não estimula seu globo ocular. Procure a cada 10 minutos olhar um objeto que esteja em uma distância longa; Dica extra para os olhos: pisque. É assim que nossos olhos são lubrificados e isto é muito importante;
Livro foto criado por freepik – br.freepik.com

Além dos exercícios diários, também vale uma análise do seu espaço de trabalho: o monitor de seu computador deve estar entre 30 e 60 cm dos seus olhos; a cadeira deve ser regulada para que sua coluna fique totalmente apoiada (não se esquece da lombar!) e seus pés no chão e as coxas repousadas sob o assento; os braços devem ficar em uma posição neutra. Usa muito o telefone? Adote o headphone.

            A ginástica laboral deve ser compensatória e seu corpo vai te dizer, com certeza, qual parte está precisando de uma atenção especial. Deu dor nas costas? Este é um sinal que já passou do seu tempo de parada.

Com tudo isso, fica o lembrete que o ideal é adotar hábitos que não deixem nem a dor chegar, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável.

Fonte: Junior C Defani, Educador Físico, Mestre em ergonomia, atuante na área de ginástica laboral há mais de 20 anos