Direto do quintal, babosa é aliada natural para hidratação da pele e cabelos
Uma olhadinha no jardim pode revelar diversas plantas medicinais. Bastante comum nos lares brasileiros, a Aloe Vera é uma delas. Conhecida pelo nome popular babosa, é utilizada em ferimentos e máscaras de cabelo caseiras desde os tempos de nossas avós.
É conhecida pelas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas, anti-inflamatórias, hidratação do cabelo e da pele. Contém vitaminas (principalmente do complexo B, A E e C), minerais (como cálcio, magnésio e zinco), fibras solúveis entre outros nutrientes. Além do cultivo caseiro, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Também, é componente principal de diversos cosméticos.
A indicação é para uso tópico (na pele), seja em cosméticos ou aplicações. Vale a ressalva que apenas o gel interno deve ser usado. A ingestão da planta não é recomendado. Confira 3 usos:
1 – Hidratação capilar: Junte 2 colheres de gel das folhas. Bata junto com 100 ml de água e aplique nos fios limpos, massageando suavemente. Deixe agir por cerca de 20 minutos e depois lave. Outra opção é misturar o gel junto à sua máscara de cabelo preferida, com 1 parte de gel para o mesmo tanto de produto.
2 – Cicatrizante: Feridas e queimaduras superficiais na pele podem se beneficiar com o tratamento com Aloe Vera. E libera substâncias que estimulam a produção de colágeno e antioxidantes. O gel pode ser aplicado diretamente em cima do local a ser tratado.
3 – Hidratação da pele: Devido às mesmas propriedades capazes de reter água, é uma boa escolha na hora da hidratação da pele. O gel pode ser misturado tanto com óleo vegetal quanto à um creme, potencializando seu efeito e conferindo maciez.