Desconforto para andar de carro acontece por confusão dos sentidos; manter olhar fixo no horizonte alivia sintomas
Entrar dentro do carro para uma viagem é sinônimo de enjoo para você? Mal estar, náusea, tonturas… E isso pode se estender a demais conduções, como barcos, trens e ônibus. De forma simples, a condição acontece em função de desencontro de informações entre nossa visão, ouvido interno e nervos em relação ao movimento do corpo.
Para entender –> Você embarca como passageiro no carro para aquela viagem de férias. Na prática, seu corpo está parado (em posição estacionária), porém, sua visão continua enviando mensagens ao cérebro como se estivesse em movimento. Ou seja, há uma desconexão entre entre as mensagens enviadas ao cérebro pelos diferentes sistemas.
Esta condição tem nome, cinetose. Se relaciona com ânsia de vômito, tontura, sudorese, palidez e dores de cabeça em viagens por meios de locomoção. E ela pode acometer qualquer pessoa – seja ela saudável ou não -, sendo mais frequentes em mulheres, crianças e pessoas com enxaqueca.
Outro momento em que a sensação pode aparecer é durante o uso de óculos de realidade virtual ou em brinquedos de aventura. Em alguns casos, acontece em função de doenças pré-existentes, e é necessário maior investigação para tratamento.
Para aqueles que querem diminuir os efeitos e minimizar a discordância entre os sentidos, alguns cuidados ajudam a aliviar os sintomas. Prefira refeições leves antes da data prevista da viagem; manter o olhar no horizonte; respirar lenta e profundamente; evitar a leitura, uso de celulares e computadores; sentar nos bancos da frente; evitar movimentos.