Como funciona uma consulta com nutricionista

 O nutricionista é um profissional bastante conhecido do grande público e presente nos consultórios, hospitais, academias e unidades básicas de saúde. No consultório, pensa em planos alimentares e dietas equilibradas, prevendo as necessidades de cada paciente. Você deve procura-lo quando estiver com alguma disfunção, doença ou incômodo, além de conhecer seu organismo e se alimentar de modo mais saudável.

            A nutricionista Paula Jabur conta que ainda existe muito preconceito com a profissão, “vemos casos em que as pessoas pensam que vamos tirar de sua rotina tudo que esta pessoa gosta e sente prazer em comer”. O papel do profissional, na verdade, é dosar as quantidades e construir planos condizentes com a realidade de cada um, inserindo mudanças positivas gradativamente.

            E é por isso que na primeira consulta, o nutricionista vai fazer uma investigação completa, conhecendo suas patologias, histórico familiar, objetivos, análise de exames, atividade física e desempenho profissional. Aqui também será analisado o consumo alimentar habitual, traçando o que come desde a hora que acorda até o momento de dormir, inclusive a ingestão de água. Também, é neste primeiro encontro que acontece a avaliação física, com bioimpedância (averiguando peso, porcentagem de gordura corporal e de músculos), adipômetro e fita métrica. 

            A partir do levantamento, o profissional estuda o caso e analisa as causas das queixas dos pacientes – por que está engordando? Porque não consegue hipertrofia? Onde está o excesso de açúcar? E é aqui que o plano alimentar é formulado – com muita comida de verdade – e, por isso, ele é único e individualizado. Este plano é composto de todas as refeições – com substituições -, junto com chás e manipulados.

            Depois, é hora do protagonismo do paciente, colocando em prática o estabelecido. Ele vai voltar para acompanhamento e adaptação do plano, no início em intervalos menores, que serão espaçados gradualmente. E, assim como nossa vida e rotina mudam, o plano vai sendo alterado conforme as novas necessidades do indivíduo.

Fonte: Nutricionista Paula Jabur, CRN 8-11574