Com função antioxidante e de fortalecimento do sistema imunológico, Vitamina C é encontrada facilmente na alimentação

                Comer laranja e poncã por causa da Vitamina C! Fazer reposição quando a imunidade está baixa. De um jeito ou de outro, ouvimos falar sobre Vitamina C de modo corriqueiro no nosso cotidiano – com aquele conselho de vó de caprichar no suco quando bate o resfriado. Como não é produzida pelo organismo, nosso principal meio de consegui-la é através da alimentação.

                A Vitamina C – conhecida como ácido ascórbico – é encontrada principalmente nas frutas, verduras e legumes. Os cítricos são o destaque deste grupo. Bons exemplos são a acerola, abacaxi, caju, laranja, morango, couve, espinafre, brócolis, limão e kiwi. Além disso, pode ser consumida com suplementação.

                De maneira geral a recomendação de ingestão diária é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. No entanto, este valor pode variar em função da idade e necessidades, como durante a gravidez ou no caso de fumantes. Como esta quantidade é facilmente alcançada e a vitamina C não fica estocada no organismo, qualquer suplementação deve ser realizada por indicação profissional.

                E ela tem função essencial no funcionamento do organismo. Em especial, tem ação oxidante, combate a formação dos radicais livres, atua no crescimento celular, ajuda no combate à infecções, auxilia na absorção do ferro, fortalece o sistema imunológico e age na produção de colágeno. Devido a este último aspecto, também é bastante utilizada como ativo em produtos voltados para a saúde da pele.  Já a falta de Vitamina C enfraquece o sistema imunológico.