Casa com idosos demanda adaptação; pequenas mudanças melhoram qualidade de vida
Uma população cada vez mais envelhecida faz com que nos voltemos às adaptações necessárias nas residências, visando conforto e segurança. Longe de serem limitações, são mudanças que proporcionam independência e qualidade de vida aos idosos, seja morando sozinhos seja compartilhando a casa.
O envelhecimento chega com questões como baixa acuidade visual, enfraquecimento dos músculos, doenças que comprometem o equilíbrio e mesmo aquelas que exigem resposta rápida, como incontinência urinária. Adaptações podem ser adotadas no sentido de diminuir possíveis desconfortos e colaborar na segurança, evitando quedas, por exemplo. Ainda, dão mais autonomia para o indivíduo, estimulando a continuidade da vida diária, gerando qualidade de vida, independência e saúde emocional e mental.
O primeiro passo é olhar para o ambiente que o idoso vai morar de modo crítico. Se estão a procura de um lugar novo, é importante considerar tamanhos de portas que comportem cadeiras de rodas ou 2 pessoas lado a lado (para caso de necessidade de acompanhantes) – este tamanho é de cerca de 90 cm.
Quando já se está estabelecido em um lugar, é possível pensar em diminuir a quantidade de móveis para a passagem e até mesmo investir em portas largas. O ideal é que uma cadeira de rodas tenha a possibilidade de fazer uma volta de 360 graus.
O banheiro é um dos locais em que a atenção precisa ser redobrada. Investir em suportes e barras de apoio, para ajudar no uso do sanitário e na hora do banho. Um banco ou cadeira dentro do box pode ajudar. Também, ter a opção de a porta abrir para fora, no caso de quedas que bloqueiem a abertura.
De modo geral, os móveis precisam ser firmes, para servirem de apoio. As poltronas e cadeiras devem ter altura que permita o apoio dos pés no chão. Para este público, os tapetes são pouco recomendados, mas, para quem não abre mão, eles devem ser fixos. Até mesmo o piso e produtos de limpeza precisam de atenção para que não seja escorregadio.
Se o ambiente tiver escadas, é importante que elas estejam sinalizadas e contem com corrimão. Sempre que possível, os interruptores de luz devem ter fácil acesso e, nos quartos, estar perto da cama. Quando possível, investir em iluminação com sensor.