Alimentos enlatados conferem praticidade na cozinha; confira dicas para escolher os mais saudáveis para usar

            Com as rotinas agitadas do dia a dia é comum darmos preferência por preparos rápidos na cozinha. É a praticidade do cotidiano. Nesta realidade, os alimentos enlatados podem ser uma mão-na-roda por poderem ser armazenados mais tempo na despensa e mesmo por, em geral, não precisarem de tantas etapas de cocção. Porém, enquanto alguns são boas opções, outros nem tanto.

            Vamos começar falando pelas próprias latas. Por estarem hermeticamente fechadas, protegem o conteúdo da proliferação de microrganismos. Um ponto positivo é as que são compostas por aço e precisam usar menos conservantes nos alimentos. Ou seja, são menos aditivos, mantendo o aspecto e valor nutricional.

            Quando for escolher peixes, dê preferência aos enlatados em óleo. Isso por que os metais ficam neste óleo (e não no peixe). Por isso, antes do consumo o óleo deve ser descartado. O atum é uma das opções com menos aditivos e que conserva seu teor nutricional. A sardinha, por sua vez, tem mais ômega 3 do que a versão in natura, mas perde vitaminas.

            As ervilhas, apesar de perderem nutrientes, quando estão conservadas na água são boas escolhas. Na escolha dos milhos (e outros legumes também) cuidado com a salmoura e o excesso de sal. Já os molhos de tomate tendem a terem muitos conservantes em sua composição. Sob o ponto de vista da saúde e praticidade, seria mais inteligente utilizar as latas de tomates pelados neste caso.

            Pensando nas frutas, o processo para enlatá-la (com cozimento e adição de açúcar) não é lá muito saudável, então, o melhor é consumi-las frescas mesmo. Já para o azeite de oliva, as latas são ótimas pedidas por impedirem a ação da luz solar e preservarem seu conteúdo.

            Um aspecto negativo para ficar sempre atento na composição do produto é a quantidade de sal e conservantes adicionados. O teor de sal varia bastante entre as marcas, e é um dos pontos mais importantes a ser observados e que diferencia um produto do outro. Também, o número de ingredientes revela o quão processado foi o alimento, se distanciando da versão in natura.

            Na hora da compra, observe o aspecto da lata. Quando estão estufadas é sinal de que a sua integridade está comprometida, significando ação de microrganismos. Depois de abertas, evite guardar os alimentos na própria lata, preferindo transferir o conteúdo para outro pote fechado.

            É aquilo: os enlatados podem ser inseridos eventualmente em uma dieta balanceada e saudável. O que não pode é priorizá-los ante as frutas, verduras, legumes, carnes e cereais frescos. Mas, se for compra-las, sempre é possível escolher melhor.