Você conhece as PANCs? Estas plantas comestíveis diversificam alimentação
Se a gente te falar, de cara, ‘quer uma PANC?’, tem grandes chances de você torcer o nariz… Mas isso é só dura até saber do que se trata. PANC é uma sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Podem ser frutas, flores, sementes, vegetais (e até parte comestível não convencional de vegetais conhecidos).
Ou seja, são alimentos do reino vegetal que estamos menos habituados – que até parecem não serem comestíveis-, mas que podem e devem fazer parte da rotina alimentar. E sabe o que é interessante? A aparência de erva daninha esconde alto teor de nutrientes.
Alguns exemplos são o coração da bananeira, a azedinha, taioba, ora-pro-nobis (uma das mais famosas, conhecida pelo alto teor de proteína), peixinho-da-horta, fisális, araruta, folha de cenoura e a vinagreira. E não tem segredo: para começar a usá-las, precisamos começar a incluí-las na cozinha e experimentar o que agrada ao paladar.
Elas têm crescimento espontâneo e cultivo simples, além de adaptáveis. Outra característica delas é não terem cadeia produtiva estabelecida, o que dificulta encontrá-la nos meios convencionais habitualmente. Inclusive, é bem comum confundi-las com ervas daninhas, e podem estar na sua horta e quintal sem você ter se dado conta. E esse é outro elemento que afasta a visão das pessoas das PANCs como opção culinária.