Aftas na boca geram desconforto, mas não são motivos de preocupação

           

Você é daqueles que só de pensar em comer um abacaxi ou quando a semana é muito estressante já fica cheio de feridinhas na boca? Você não é o único! Apesar de em geral sumirem sozinhas, as aftas podem gerar desconforto tanto na boca, quanto na língua, lábios e bochechas.

            Ela é uma pequena úlcera, não muito profunda, com formato oval e normalmente branca, com borda avermelhada. Quando aparecem – e pode ser só uma ou mais de apenas uma vez – dificultam a hora da refeição, provocando dor, incômodo e vermelhidão.

            Em geral, desaparecem sozinhas em até 2 semanas. Para casos de dor, é possível fazer bochechos, usar pomadas e anti-inflamatórios, a depender da gravidade. Mas tem coisas que ajudam no dia a dia, que é aquilo que o pessoal que tem corriqueiramente já deve ter percebido: evitar alimentos ácidos e condimentados, ter cuidado na escovação e mesmo usar pedras de gelo para aliviar a irritação.

            Quando pensamos nas causas, elas são variadas. Podem ser resultado de um sistema imunológico debilitado, hereditárias, por estresse emocional, carência de vitamina B12, trauma na região (como nos casos de mordida, durante a escovação, batida e procedimento odontológico) e problemas gastrointestinais. E, infelizmente, podem aparecer em qualquer idade da vida, e mais do que uma vez.

A vantagem é que, com o tempo, você consegue aprender a entender possíveis causadores ou elementos a que seu organismo seja sensível e lidar melhor com as aftas. E fique atento: se a ferida não desaparece neste período é importante procurar ajuda do seu médico de confiança, pois pode ser um sinal de alguma condição mais grave no organismo.